Equipes reúnem-se para debater educação e saúde para promoção de aprendizagem de educandos com deficiência

Aconteceu na sexta-feira, 4, a apresentação do Painel Integrado sobre Promoção de Educação e Saúde para Educandos da Educação Especial. Ele foi desenvolvido pelas equipes das secretarias de Educação e Saúde da Prefeitura de Macapá e teve como objetivo alinhar ações articuladas para a garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

A reunião contou com a apresentação de dados e relatos sobre o ambiente acadêmico da criança com deficiência e o papel de cada setor envolvido. “Um dos pontos que discutimos com a equipe da saúde foi a nutrição que, apesar de parecer algo mínimo, tem grande influência sobre como essa criança irá entender e se integrar no ambiente escolar”, explicou a técnica da Divisão de Educação Especial da Semed, Joseane Salheb.

 

O painel originou-se como desdobramento de reunião ocorrida no dia 23 de março com o prefeito Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues, representantes da Semsa, Semed, Semast, Coordenadoria de Acessibilidade e Mobilidade Urbana e das Associações de Pessoas com Autismo, que, na ocasião, apresentaram alguns entraves ao acesso pleno à escolarização, saúde e assistência das Pessoas com Deficiência no município de Macapá. Assim evidencia-se que a Educação Especial necessita de atenção diferenciada, a partir de projeto que integre os setores da PMM e atendam as demandas emanadas do cotidiano escolar, que são enormes.

 

“Entendemos este momento como histórico para Macapá, pois se trata da reunião entre pessoas das áreas voltadas para o atendimento às Pessoas Com Deficiência na esfera educacional e de saúde, trabalhando juntas para a promoção e efetivação das políticas públicas já existentes”, ressalta Joseane. O passo seguinte é formar Grupo de Trabalho, que irá discutir a adaptação e avaliação das crianças da educação especial nas esferas competentes à atuação de cada membro do GT. Os trabalhos e processos que serão desenvolvidos visam integrar a família, a atenção básica, a alimentação, o psicológico e, principalmente, a escola na jornada educacional do aluno com necessidades específicas que é atendido hoje pela rede municipal.

 

Rafaela Bittencourt

Assessora de comunicação/Semed