Skip to content

Equipes percorrem casas para ofertar vários serviços de saúde na zona sul de Macapá

Atividades acontecem uma vez por mês, passando por diferentes bairros da capital.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Vitamina A foi ofertada durante a ação | Foto: Semsa/PMM

De casa em casa, chamando os vizinhos, conhecidos, reunindo as crianças, assim é a busca ativa das equipes de saúde da Prefeitura de Macapá nos bairros da capital. O serviço leva atendimentos e orientação, além de fazer a atualização do cartão de vacinação infantil.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu os profissionais para atender os moradores do bairro Buritizal, na zona sul. Na quinta-feira (17), mais de 50 pessoas foram atendidas com serviços básicos da Atenção Primária.

A ação foi executada pela equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), da UBS Lélio Silva. O Departamento de Nutrição participou envolvendo atividades físicas e práticas integrativas, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Busca ativa atendeu aproximadamente 50 moradores do bairro Buritizal | Foto: Semsa/PMM

As mães levaram os filhos para a tomarem a primeira dose da Vitamina A, para os pequenos na faixa etária de 1 a 5 anos incompletos.

“As equipes atuam nas áreas que apresentam maior número de pessoas com doenças crônicas como, diabetes, hipertensão e obesidade. Assim como, busca ativa nas residências onde existe crianças. A visita nos permite chamar à população para o retorno dos atendimentos nas UBSs, levando em consideração a evasão durante o período da pandemia”, destacou Olga Monteiro, chefe da Divisão de Alimentação do município.

As atividades acontecem uma vez por mês, passando por diferentes bairros com a finalidade de orientar a população sobre a importância da busca pelo serviço nas unidades de saúde. O atendimento realizado durante a busca ativa, não descarta a necessidade da consulta médica na UBS.  

“Fazemos a busca em locais pontuais, mas não fazemos a consulta médica, no entanto o paciente já fica encaminhado para receber o serviço em uma UBS”, explica Olga.

Além das ações já programadas de acordo com o calendário anual de Saúde, a Prefeitura de Macapá executa atividades nos distritos, onde são disponibilizadas vacinas e atendimento médico. Cada ação tem o alcance de aproximadamente 400 pessoas atendidas.  

Conversa com nutricionistas sobre prevenção da obesidade | Foto: Semsa/PMM