Empreendedores populares participam de capacitação sobre Planejamento de Empresa

Empreender? O que isso significa? Dona Rute Cardoso dos Santos diz que não tem tanta noção sobre empreendedorismo. Junto com outros permissionados do Mercado Central, ela esteve na quinta-feira, 17, no auditório do Sebrae, participando de oficina de Planejamento de Empresa.

 

O curso faz parte de uma grade de capacitação que envolve qualidade no atendimento, planejamento de empresa, práticas de negociação e gestão financeira, realizada pela Prefeitura de Macapá por meio da parceria com a Federação de Entidades de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Amapá (Femicro/AP) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

 

Rute dos Santos, que vende comida, bebidas e lanches em seu quiosque, faz parte da Associação dos Amigos do Mercado e emprega mais duas pessoas que a ajudam no atendimento aos clientes e na cozinha, diz que está gostando das oficinas. “Esse investimento que a prefeitura está nos proporcionando de forma gratuita é muito bom, pois hoje em dia custam caro essas capacitações. E acredite, estamos aprendendo e vamos levar para nossa vida e nosso trabalho”.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Estudo de Mercado e Capacitação, José do Carmo, a disposição de estarem numa noite de quinta e participarem de mais outras oficinas mostra que possuem as características empreendedoras, pois estão em busca de conhecimento. “A Semdec trabalha em media de 2 a 3 mil empreendedores populares. Nossa proposta é capacitar para buscar a melhor qualidade nos serviços, além de incentivá-los a se formalizar”.

 

O subsecretário da Semdec, Jair Monteiro e o presidente da Femicro/AP, Raimundo Simão Batista, destacaram o convênio entre as instituições e garantiram que mais outras oficinas e cursos serão ofertados, também para os feirantes dos mercados dos bairros da cidade e dos distritos, ao longo de 2017.

 

A empreendedora popular Alzerina Castro, que trabalha há nove anos no Mercado Central, achou muito importante as oficinas. Na primeira ela recebeu noções de bom atendimento, como cativar o cliente, o que pode ou não falar ao cliente. “Gostei da dinâmica, das técnicas, gosto de aprender para por em prática no meu trabalho. Não vou perder nenhuma oficina”.

 

Nesta primeira etapa foram oferecidas 4 oficinas. A primeira no dia 10 de novembro, a segunda ocorreu na quinta, 17, e as próximas acontecerão nos dias 21 (Práticas de Negociação, na Femicro/AP) e 28 (Gestão Financeira, na Femicro/AP), das 18h às 22h. Participam os empreendedores populares do Mercado Central (e entorno) e do Feirão Popular.

 

Pérola Pedrosa/Asscom Semdec