Em última edição de 2022, Mercadança apresenta o ritmo do forró

Edição de fim de ano reuniu estilos de baião, arrasta-pé, xote e xaxado no Mercado Central

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação acontece na área interna do Mercado Central | Foto: Leandro Lennon/PMM

Na noite de quarta-feira (28) aconteceu a última edição de 2022 do projeto Mercadança. O Mercado Central foi palco para aula aberta, na qual os participantes aproveitaram para aprender os passos básicos do ritmo forró. A terceira edição trouxe o clima de festa do Nordeste e reuniu os estilos baião, arrasta-pé, xote e xaxado.

Desde de outubro, a Prefeitura de Macapá levou o ritmo brega da saudade e latino bachata em edições anteriores.

O projeto é idealizado pelo Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e tem o intuito de promover momentos de lazer, interação e socialização por meio da dança de salão. O evento é sempre dividido em dois momentos: aulão e baile.

O Mercadança promove práticas terapêuticas, integrativas e de socialização ao público interessado em dançar a dois, como é o caso do casal de amigos Luiz Carlos e Socorro Silva, que participam desde a primeira edição do projeto.

“Esses momentos de dança e interação foram muito especiais pra gente, pois trás vivacidade, ainda mais na nossa idade”, disse Luiz. Socorro complementou: “aprendemos novos passos e temos um momento para estreitar nossa amizade”.

A realização do evento também garantiu a movimentação da economia para os empreendedores que atuam no Mercado Central. Com o alcance de um novo público, os trabalhadores puderam aumentar o número de vendas de alimentos como petiscos, bebidas e pratos típicos. Além disso, o ‘Mercadança’ incentiva o retorno de aulões, bailes e confraternizações no espaço interno do Mercado.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso do projeto e de abranger diversos segmentos da dança em espaços acessíveis, como o nosso Mercado Central, no centro da cidade. A dança liberta e traz saúde para as pessoas, e em 2023, estaremos de volta com novos ritmos e embalos“, afirmou Ricardo Marinho, responsável pelo projeto ‘Mercadança’.