Em Macapá, cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ completa 1 ano; saiba como acessar

Material conta a história do marabaixo e de pessoas que buscaram manter a tradição.

Por Karina Lins - Secretária Municipal de Comunicação Social

Cartilha destaca a tradição da cultura amapaense e foi distribuída nas escolas da rede municipal de Macapá | Foto: Arquivo/PMM


Lançada em agosto de 2021, a cartilha “Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes” está completando um ano de criação. O material, que destaca a tradição da cultura amapaense, foi produzido pelo Instituto Municipal de Políticas e Promoção de Igualdade Racial (Improir) e disponibilizado para a rede municipal de ensino de Macapá.

A cartilha foi produzida em conjunto com os grupos que promovem anualmente o Ciclo do Marabaixo, um importante momento que celebra a manifestação em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo.

O material didático também é composto por um CD com narração para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e um DVD com documentário especial com os grupos marabaixeiros. Todo esse material está disponível para a população.

A cartilha pode ser lida no portal da Prefeitura de Macapá, basta acessar o menu “Acesso Rápido” e buscar pelo ícone “Ecoando Marabaixo”. Já o documentário pode ser assistido no canal do Município no Youtube.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, a cartilha mostra um novo rumo para a cultura afro-brasileira dentro do município.

“O material foi um dos maiores avanços da Prefeitura de Macapá na valorização de nossa cultura. O livro foi muito bem recebido pela comunidade marabaixeira e pela rede municipal de educação. Agora ele está aberto para o público. Um exemplo de aplicação da Lei n° 10.639/03, que institui o ensino de história e cultura afro-brasileira”, destaca.

Site PMM Cartilha do Marabaixo
Cartilha está disponível na aba de ‘Acesso Rápido’ do site da Prefeitura de Macapá

Saiba mais
‘Agora abordaremos melhor essa cultura nas salas de aula’, diz diretor em entrega da Cartilha do Marabaixo no Bailique
Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes: cartilha lançada pela Prefeitura de Macapá fomenta educação cultural nas escolas
Escolas Municipais de Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí recebem cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’