Escolas Municipais de Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí recebem cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’

Livro foi lançado no dia 24 de agosto e deseja promover o ensino de forma lúdica acerca de uma das maiores manifestações culturais amapaenses: o Ciclo do Marabaixo.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

As escolas municipais das comunidades tradicionais de Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí receberam nesta quarta-feira (15), a cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’, produzida pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

O instrumento didático que retrata a cultura afromacapaense foi entregue aos diretores das escolas municipais Sebastião Rocha e Aurino Ramos Cordeiro. Ambas localizadas no distrito do Pacuí. Segundo o Improir, as demais instituições receberam o material através de um agente distrital.

“A cartilha conta a história do Ciclo do Marabaixo e tem como objetivo fortalecer a educação básica, evidenciando a cultura macapaense. Já entregamos exemplares na área urbana de Macapá. Agora estamos indo aos distritos e comunidades tradicionais. Queremos fortalecer as nossas raízes através da criação de um método de inclusão do material no planejamento pedagógico dos educadores”, explica a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro.

Cartilha
A cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ foi produzida em conjunto com os grupos marabaixeiros, que promovem anualmente o Ciclo do Marabaixo. O material também é composto por um CD com narração para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e um DVD com documentário especial com os grupos marabaixeiros.