Em Macapá, Agosto Dourado encerra com programação no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

Pacientes mães e grávidas atendidas pelo Centro, participaram de palestras e rodas de conversas.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Agosto Dourado é voltado para o incentivo do aleitamento materno | Foto: Renato Costa/PMM

Agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno, simbolizado pela cor dourada. Durante todo esse mês, a Prefeitura de Macapá promoveu várias ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Nesta quinta-feira (31), foi realizada o encerramento da programação no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte.

Pacientes mães e grávidas atendidas pelo Centro, participaram de palestras e rodas de conversas, que foram ministradas por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.

As participantes conheceram a constituição do leite, a importância de não usar bicos artificiais, a diferença da fórmula para o leite materno humano, destacando os benefícios dele. Ao final, todas receberam kits contendo absorventes e fraldas.

Uma das participantes foi a doméstica Irlane Pereira, de 32 anos. Mãe de três filhos, ela levou o pequeno Andrewlyison, de apenas 5 meses, para acompanhar a programação. “Estou gostando que do eles estão falando. E muito importante porque eu vou aprender mais, de como amamentar meu bebê e de como cuidar dele direto”, disse.

Outra mãe que aproveitou a ação da unidade foi a dona de casa, Valdirene Vilhena, 26 anos, que está a espera do segundo filho. Acompanhando do marido, Huanderson Gomes, ela diz que aprendeu bastante com as palestras.

“Foi ótimo, porque a gente aprendeu coisas que não sabíamos, principalmente de questões do neném, que na hora do bebê mamar, tem a posição de deitar e que ele tem que ficar”, contou a gestante.

As programações do “Agosto Dourado” contou com serviços de saúde, auto cuidado, palestras e rodas de conversas, além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou a “1° Jornada de Aleitamento Materno de Macapá.

A coordenadora municipal da Saúde da Mulher do Município, Larissa Moraes, avalia os impactos positivos da campanha para a população.

“Foi um mês intenso com ações em várias unidades. Conseguimos mostrar para a população a importante de estimular o aleitamento materno para a criança, e também a importância disso para a mãe e a família”, finaliza a coordenadora.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.