Em horário de funcionamento estendido, UBS Congós realiza mais de 200 coletas de PSA em um dia

A Unidade Básica de Saúde Congós foi palco de abertura da campanha Novembro Azul, de conscientização do câncer de próstata. A programação, que incluiu palestras, consultas médicas, exames laboratoriais, testes rápidos e atendimento odontológico, teve um diferencial para agregar mais pacientes: o funcionamento em horário estendido, até as 21h.

O resultado não poderia ser mais positivo, 342 consultas médicas e 260 coletas de PSA em um único dia. “A resistência da população masculina em cuidar da saúde e a falta de informação contribuem para o diagnóstico tardio do câncer de próstata. A campanha busca, principalmente, sensibilizar esse homem a acessar os serviços de saúde também fora do período da campanha”, comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

De acordo com a direção da unidade, a adesão do público masculino foi grande e reforça que todo o mês de novembro eles podem procurar a unidade para a realização de coleta de PSA em livre demanda. “Todas as manhãs de novembro, nosso laboratório atenderá os homens que estejam na faixa etária e que desejam fazer o exame de PSA, mais uma oportunidade para deixar a saúde em dia”, explicou a diretora, Consolata Granjeiro.

 

Para a realização do exame é necessária a apresentação de cartão do SUS e documento de identificação com foto. O laboratório da UBS Congós abre às 7h e as coletas são realizadas enquanto houver pacientes. Além da UBS Congós, a Prefeitura de Macapá também oferece o exame nas unidades Lélio Silva, Rubim Aronovitch, Marcelo Cândia e Pedro Barros.

 

O exame PSA

 

Tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral. Em suma, o PSA é solicitado em homens com mais de 50 anos, mas em homens com histórico familiar o exame é indicado a partir dos 45 anos.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa