Em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, prefeitura promove caminhada pelo centro de Macapá

Em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na sexta-feira, 19, a 1ª Caminhada Consultório na Rua Por uma vida de possibilidades. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população e se caracteriza pela “luta” dos direitos das pessoas com sofrimento mental.

 

Com o envolvimento de profissionais da saúde mental ficou evidente que o modelo de tratamento implantado por manicômios não era adequado e quase uma década depois da reforma psiquiátrica começou a ser implantado no Brasil os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que, além de promover a mudança de pensamento da população, acredita em maneiras alternativas de cuidado com os pacientes de doenças mentais.

 

Dentro desse contexto de combate à ideia de que se deve isolar essas pessoas em nome de pretensos tratamentos, a Semsa mantém o Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi). “Nele são feitos atendimentos multidisciplinar, que vão desde oficinas terapêuticas até atendimento psicológico. Esse dia, 18 de maio, é marcado como uma ‘luta’, que reafirma o direito dessas pessoas em sofrimento mental de viverem em sociedade”, disse o coordenador municipal de Saúde Mental, Aimara Freitas.

 

A caminhada reuniu profissionais da rede de saúde mental e contou com a participação de profissionais dos Caps do Estado e do Município, além dos pacientes atendidos pela rede.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa