Divulgado o resultado da pesquisa de satisfação e perfil socioeconômico de consumidores e empreendedores

A pesquisa socioeconômica realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), durante as domingueiras do Macapá Verão 2017, apontou resultados interessantes sobre o perfil dos frequentadores dos balneários do Curiaú e Fazendinha. Com o resultado, técnicos da prefeitura puderam traçar um perfil socioeconômico de consumidores e empreendedores formais e informais.

De acordo com a pesquisa, o balneário de Fazendinha é o mais procurado durante o Macapá Verão. Cerca de 40% dos consumidores entrevistados frequentam o local no período da estação. Outro dado importante é que aos domingos o grande número de frequentadores é formado por núcleos familiares. Em Fazendinha, 94,4% dos entrevistados estavam com suas famílias. No Curiaú, esse número não cai muito, 84,6%.

Outro dado apresentado é o de satisfação do consumidor. A avaliação dos atendimentos nos estabelecimentos comerciais teve resultado altamente positivo, girando em torno dos 90% de aprovação. A pesquisa apontou ainda que 90% dos entrevistados classificaram como ótima a estrutura e a segurança nos balneários, durante a programação de verão.

“A pesquisa socioeconômica e de satisfação do Macapá Verão dá à Prefeitura de Macapá a possibilidade de comemorar os avanços, mas também percebeu que a população quer melhorias para o ano que vem, além de compreender que todo investimento que é feito em atividades culturais e esportivas trazem um retorno direto para a economia local, para os empreendedores e também aos consumidores”, relata o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão.

Quanto ao perfil dos empreendedores, o resultado mostrou que em Fazendinha os comerciantes estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com seu faturamento, em mais de 80% em suas vendas. Enquanto no Curiaú, o dado de satisfeitos foi de 50%. A pesquisa mostrou que em Fazendinha 100% dos empreendedores tiram sua renda familiar exclusivamente do seu empreendimento. No Curiaú, esse percentual é de 75%.

Uma reunião será marcada com empreendedores que atuam nos dois balneários, para que seja apresentado o resultado final da pesquisa. O objetivo não é apenas saber a opinião dos munícipes, mas também apresentar para os empreendedores locais a opinião dos consumidores e no que podem melhorar ainda mais, buscando atrair maior clientela.

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semdec