Direitos Humanos realiza ações de saúde mental na Escola Municipal Hildemar Maia

Programação faz parte do Janeiro Branco, mês voltado a reflexões, em prol do bem-estar e qualidade de vida

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SMDH

O direito à Saúde e o direito à Educação estão positivados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988, por isso o bem-estar e a qualidade de vida no serviço público da Educação municipal e da comunidade do bairro do Trem foram assuntos abordados como essência, neste mês de janeiro, que destaca a importância da saúde mental da população.

A ação realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), na Escola Municipal Hildemar Maia, no bairro do Trem. Organizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), pela gestora Socorro Marques, com a presença do secretário de Educação do município, Rodrigo Gomes e lideranças representativas da comunidade.

Programação faz parte do Janeiro Branco, mês voltado a reflexões da saúde mental | Foto Wellington Barros SMDH

É o caso da Samaritana dos Santos Quaresma, servidora pública municipal. Ela participou das dinâmicas e das atividades terapêuticas e falou sobre a iniciativa das profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Servidora ressalta a importância de ações como essas para a boa convivência e superação dos desafios | Foto Rogério Lameira PMM

 “Para mim é muito bom poder estar nessas ações com psicólogos e gestores da prefeitura, pois no nosso cotidiano enfrentamos dificuldades que só esses profissionais sabem nos orientar da melhor forma”, enfatizou a servidora da escola.

De acordo com o secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, a ação busca envolver a comunidade acadêmica e os servidores municipais em prol do bem físico e mental das pessoas.

Para o secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, ser gestão é cuidar das pessoas | Foto Rogério Lameira PMM

“A Prefeitura de Macapá se preocupa com a saúde mental e a autoestima dos servidores e da comunidade acadêmica, pois ser gestão é cuidar das pessoas”, concluiu o secretário.