Dia do Servidor Público e eleições mudam funcionamento de órgãos municipais; confira o que abre e fecha em Macapá

Prefeitura de Macapá preparou uma lista dos principais serviços e pontos turísticos para curtir na cidade.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mercado Central | Foto: Arthur Pantoja/PMM

Nessa sexta-feira (28), é comemorado o Dia do Servidor Público e o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, decretou ponto facultativo no Município. Já no domingo (30), acontece o 2º turno das eleições 2022. Para a população se programar e curtir o fim de semana, a Prefeitura de Macapá preparou uma lista dos principais serviços e pontos turísticos para curtir na cidade. Confira:

Mercado Central

Nesta sexta-feira (28), o Mercado Central, localizado na Avenida Cândido Mendes, próximo a orla de Macapá, segue funcionando normalmente, das 7h às 22h. À noite, o tradicional espaço cultural abre para o projeto Mercadança, que vai reunir os apaixonados pelo “brega saudade”. O aulão será aberto ao público a partir das 19h e em seguida, às 20h, haverá a prática de dança com todos os participantes. A previsão é que o evento encerre às 22h.

E tem mais ritmo no Mercado. Às 16h, será realizado um “Aulão de Ritmos” no calçadão. A programação reunirá vários profissionais de zumba para animar o público e conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama. Haverá fitdance, move dance, dance to dance e lamba aeróbica.

No domingo (30), quando ocorre o 2º turno das eleições, o espaço ficará fechado.

Bioparque da Amazônia

A Fundação Bioparque da Amazônia, que funciona na Rodovia Josmar Chaves Pinto (antiga JK), abrirá normalmente. O espaço funciona das 9h às 17h e a entrada custa R$ 10, com bilheteria encerrando às 16h20. Crianças até 5 anos, e idosos a partir de 60 anos tem entrada livre.

Quem curte turismo de aventura nas alturas a pedida é encarar a trilha suspensa, que aproxima os corajosos da biodiversidade presente na unidade. A modalidade radical conta com 10 metros de altura, 25 plataformas que dão acesso a desafios diferenciados sobre pontes suspensas, somando 380 metros de distância. Um percurso de arrepiar, mas a palpitação no coração e a adrenalina fazem parte do combo da aventura.

O parque tem ainda feirinha de arte, espaço para lanche, orquidário, e o melhor do meio ambiente na área urbana de Macapá.

Shopping Popular

O Shopping Popular, local que reúne diversos produtos para comercialização, fica na Avenida São José, no Centro de Macapá. O atendimento ao público acontece das 7h30 às 21h na sexta-feira. Já no domingo de eleição, vai funcionar das 8h às 12h.

Vacinação

A oferta de vacinas na rede municipal de Saúde estará suspensa na sexta-feira. A atividade retorna na segunda-feira (31) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ações itinerantes divulgadas nas redes oficiais da Prefeitura de Macapá.

Unidades Básicas de Saúde

Apenas as unidades de urgência e emergência na capital, funcionam na sexta e domingo. São elas:
UBS Perpétuo Socorro: 24h
UBS Marabaixo: 7h à 1h
UBS Marcelo Cândia: 7h a 1h
UBS Pedro Barros: 7h à 1h

Secretaria e demais órgãos

As secretarias municipais e demais órgãos da Prefeitura de Macapá que fazem atendimento ao cidadão, como cadastro, emissão de notas, fiscalização e outros serviços, não funcionarão. As atividades nestes locais retornam na segunda-feira (31).

Transporte público

Os ônibus circulam com tarifa e frota normal na sexta-feira. Já no domingo, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, decretou passe livre das 7h às 17h. Para ter direito a gratuidade, o passageiro precisa apresentar título de eleitor, e-título, ou qualquer outro documento, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação. No retorno do cidadão, basta apresentar o comprovante de votação.

A decisão foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para todo o Brasil. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), no dia da votação, em Macapá, maior colégio eleitoral da capital, exatos 311.547 eleitores devem ir às urnas para a escolha do novo presidente da República.

Ônibus circulam com tarifa e frota normal na sexta-feira | Foto: Arquivo/PMM