Dia de Combate ao Aedes: agentes do Município visitam cerca de dois mil imóveis na Fazendinha

No Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, 25 de março, agentes de endemias da Prefeitura de Macapá visitaram 1.800 residências no distrito de Fazendinha. A data, instituída pelo Governo Federal, tem o objetivo de mobilizar o país para o combate ao mosquito transmissor de doenças, como a zica e chikungunya.

 

Durante toda a manhã, 90 profissionais fizeram inspeção domiciliar, tratamento e eliminação de criadouros. Junto às inspeções, também foi feita a notificação de terrenos baldios, casas abandonadas e de casos suspeitos de doenças transmitidas pelo mosquito. O coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal, apontou o número de domicílios fechados como um dos principais empecilhos para a efetivação da atividade.

 

“Temos duas situações quanto aos domicílios fechados. A primeira são os terrenos baldios, que estão sendo notificados e a demanda encaminhada para que os proprietários sejam identificados e fazem a limpeza do local. A outra situação são os domicílios que possuem gente morando, mas que no dia da visita do agente encontram-se fechados. Para esses casos, os moradores devem entrar em contato conosco por meio do Disk Mosquito [99121-1641] e solicitar a visita do profissional”, informou o coordenador.

 

De acordo com os últimos ciclos do LIRAa, lixo e outros resíduos sólidos abandonados em quintais e vias públicas continuam sendo os locais onde mais se encontram criadouros do Aedes, seguido de pneus e depósitos de água sem a vedação adequada.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa