Dia da Avicultura: Proaves Macapá fomenta a produção de carne de frango e ovos no município

Prefeitura de Macapá implantou o projeto em 2021 com o objetivo de fornecer alimentação às escolas municipais.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Proaves viabilizará o fornecimento de carne de frangos e ovos nas escolas municipais | Foto: Arquivo/PMM

Neste domingo (28), é celebrado o Dia da Avicultura, uma das práticas mais importantes economicamente para o Brasil. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o país é o terceiro maior produtor de carne de frango do mundo.

Em Macapá, a Prefeitura implantou um projeto de fomento à avicultura, uma iniciativa inédita no município. O Proaves, como foi intitulado, vai viabilizar o fornecimento de carne de frangos e ovos para alimentação de crianças nas escolas municipais.

Por meio de cooperação técnica com a Escola Família Agrícola do Pacuí, foram construídos galpões na instituição para comportar as aves. Um espaço é direcionado à criação de frangos de corte, que já abriga mais de 300 aves, e o outro que tem cerca de 400 galinhas poedeiras que, em média, estão produzindo 25 ovos por mês. A estimativa é que seja produzido 135 mil ovos por ano para alimentação escolar.

O Proaves além de fomentar o desenvolvimento, possibilita o aprendizado prático de alunos e moradores da comunidade na cadeia produtiva de avicultura e impulsiona sonhos de jovens que pretendem trabalhar na área.

Estimativa é que seja produzido 135 mil ovos por ano para alimentação escolar | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Manejo
As aves passam por uma rotina de cuidado, duas vezes por dia é realizado a limpeza e abastecimento do bebedouro e ração. Quando as aves ainda estão pequenas é necessário realizar pesagem de 15 em 15 dias, além da aplicação de vacinas e complementação da alimentação com vitaminas.

Nas galinhas que vão produzir ovo é necessário realizar a debicagem, procedimento para diminuição do bico a fim de evitar o comportamento agressivo entre as aves e, consequentemente, a quebra dos ovos. O manejo correto dos animais reflete, principalmente, na qualidade da alimentação que será servida nas escolas municipais.

Prêmio
Em maio de 2022, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, conquistou Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em duas categorias com o projeto Proaves Macapá e Proaves Educação. A iniciativa teve destaque no setor produtivo do Amapá.

Aves passam por uma rotina de cuidado | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Saiba mais:
Proaves incentiva produção de avicultura na região do Pacuí
Prefeitura de Macapá investe na formação de técnicos agropecuários na região do Pacuí
Proaves: programa possibilita formação de alunos na produção de aves
Proaves: conheça a rotina de cuidado com os animais na Escola Família Agrícola do Pacuí
Proaves estima produzir 135 mil ovos por ano para alimentação escolar em Macapá