Desobstrução do passeio público: imóvel que ocupava via no bairro Ipê é demolido

Por meio de ação conjunta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) fez na manhã desta quarta-feira, 28, a demolição de um imóvel situado na Avenida dos Ipês, com a rodovia do Curiaú, no bairro Ipê, zona norte da cidade. O estabelecimento ocupava mais da metade da via, causando transtornos e inúmeros acidentes.

O dono do imóvel já havia sido notificado para fazer a derrubada da estrutura que servia como ponto comercial. Ela foi montada em uma das principais vias do bairro, sendo rota do tráfego de ônibus e acesso mais rápido para pedestres.

 

A dona de casa Maria Ermindia, 61 anos, reside há mais de 10 anos próximo ao local e contou que cansou de ver acidentes entre veículos na esquina. “Eu já havia comentando várias vezes com as pessoas que moram aqui perto. O prédio aí ocupava mais da metade da rua e isso causava um transtorno danado. Só eu já vi duas vezes carros se baterem por culpa dessa situação”, disse.

 

Alexandre Menezes, presidente da Associação de Moradores do Ipê, afirmou que essa era uma demanda antiga e inúmeras vezes a entidade recebeu reclamações dando conta da ocupação indevida da via. “Esse era um clamor de muitos moradores do Ipê e de quem passa diariamente pelo local. Acidentes aconteciam e era perigoso, principalmente para as crianças”.

 

A secretaria já havia identificado a irregularidade e encontrava dificuldades nas tratativas. Uma notificação para a retirada do imóvel, em um prazo de 20 dias, foi expedida pela secretaria.

 

De acordo com o titular da Semduh, Luiz Otávio de Figueiredo, a demolição do imóvel foi realizada por estar completamente irregular. “Eram vários transtornos, atrapalhando o trânsito de ônibus, passagem de veículos de passeio, e até pedestres corriam risco. Foi uma força-tarefa, que contou com o apoio da Semur, CTMac e Guarda Municipal, e que agora irá deixar a população mais bem assistida”, explicou.

 

Além da demolição, foi feito o trabalho de pavimentação na via e notificação de estabelecimentos comerciais que estavam ocupando o passeio público na esquina.

 

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação/Semduh