Dado início à 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de Macapá e o Conselho Municipal de Saúde deram início, nesta terça-feira, 29, à 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. A vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

 

“Esse é o momento de olhar para todo o percurso trilhado e projetar o futuro municipal no que tange as ações de vigilância em saúde. Ações estas que, muitas vezes, não são vistas pela maioria da população, mas que são de fundamental importância para as intervenções que reduzam os agravos e promovam a saúde”, comentou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Uma boa vigilância reduz chances de erros que possam comprometer a saúde integral do indivíduo. “Todos nós somos responsáveis pela nossa saúde, e é fundamental a participação da sociedade, já que não se faz vigilância em saúde sem a participação de todos. Espero que essa conferência seja um divisor para os avanços que precisamos ter, de forma pontual e objetiva, para levar mais qualidade aos usuários”, disse a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Roseana Barros.

  

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eldren Lage, entre os desafios da vigilância em saúde está “o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde, voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência”.

 

A conferência continua nesta quarta-feira, 30, com a discussão em grupo dos eixos temáticos, plenária para apresentação de propostas e eleição dos delegados que irão representar o município nas etapas estadual e nacional. Com o tema Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS de qualidade, os presentes irão participar de palestras de sensibilização para facilitar o trabalho dos grupos na elaboração de propostas.

 

Também participaram da cerimônia de abertura o vereador Professor Rodrigo, o conselheiro nacional de Saúde, Vanderlei Pires e a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Marluce Chermont.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa