Cras Esperança leva serviços da Assistência Social para comunidade do bairro Congos, Zona Sul de Macapá

Atendimentos aconteceram no Centro de Atividades da Periferia (CASP), na Zona Sul de Macapá de 8h às 12h

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Projeto CRAS na comunidade foi realizado no bairro Congós, com atendimentos de assistência social | Foto: Wellington Barros/PMM

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Macapá promoveu uma ação social no Centro de Atividades da Periferia (CASP), localizado no Bairro Congós, levando os serviços da Assistência Social diretamente à população. A iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) teve como objetivo oferecer orientação e atendimentos aos moradores, além de realizar a entrega da carteira do idoso.

Coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Esperança, o evento contou com uma equipe disponível para fornecer orientações, inclusão e atualizações do Cadastro Único, fundamental para o acesso a diversos programas sociais.

Os profissionais do CRAS também ofereceram apoio psicossocial e inserção de famílias no sistema de acompanhamento da equipe técnica.

Pedagoga, Taiane Leão, de 22 anos, é mãe da pequena Tainá Lima de apenas um mês de vida, ela conta que a ação foi importante e facilitou o atendimento que se tornaria mais difícil por conta de sua filha.

“No meu caso eu vim atualizar o Cadastro Único para adicionar minha filha. Normalmente eu teria que marcar e pegar fila para poder  conseguir. Então, essa ação foi muito importante, em menos de uma hora fui atendida”, informou a pedagoga.

Um dos destaques da ação foi a entrega do passe livre federal para idosos. A Carteira da Pessoa Idosa, possibilita o acesso a benefícios e descontos exclusivos, e é emitida através do site carteiraidoso.cidadania.gov.br ou por meio das unidades dos CRAS da região.

Rosária da Costa aproveitou para fazer sua carteira da pessoa idosa durante a ação realizada em seu Bairro | Foto: Wellington Barros/PMM

Dona de casa Rosária da Costa, tem 62 anos e mora no bairro Congós há mais de 30 anos, ela conseguiu emitir sua carteira da pessoa idosa através da ação realizada pelo CRAS.

“Pra mim foi muito bom, porque  quando a gente tem que resolver as coisas, tem que sair do nosso bairro e isso se torna difícil. Hoje estou resolvendo tudo próximo de casa aqui, já tirei a minha carteira do idoso”, Relatou Rosária.

Segundo Marcos Abelardo Rodrigues, Coordenador do CRAS Esperança, essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em levar os serviços essenciais até as comunidades, proporcionando atendimento de qualidade e facilitando o acesso aos benefícios e programas sociais oferecidos pelo município.

“É a primeira ação desse projeto e nós estamos iniciando pelo bairro dos Congós, sendo que a cada mês a gente vai tá atendendo os bairros da nossa abrangência. A gente olha as dificuldade dos nossos usuários, muitas vezes de chegar até a sede do nosso equipamento. Então, vendo essa necessidade, a nossa equipe implantou esse projeto do CRAS na comunidade”, explicou o coordenador.

Confira mais fotos do CRAS na Comunidade:

Fotos: Wellington Barros/PMM