Covid-19: uso de máscara continua sendo obrigatório em Macapá

Nesse período de pandemia, os cuidados com a higiene pessoal e as medidas de enfrentamento do novo Coronavírus continuam. Uma delas é o uso obrigatório de máscara em todos os espaços abertos e fechados. A medida se estende também aos usuários do transporte coletivo público municipal, bem como transportes de passageiros por aplicativo, táxi e mototáxis, e a todos os estabelecimentos no âmbito do município.

O médico epidemiologista Anderson Walter esclarece que o uso de máscara é importante para a proteção individual. “O uso de máscara é fundamental para proteger o indivíduo e as outras pessoas que convivem com ele. Os estudos comprovam que com a máscara a chance de contaminação se reduz e a proliferação da doença também”, destaca.

O Decreto Municipal de nº 3334/2020 assegura a cada estabelecimento a responsabilidade de exigir o uso obrigatório de máscara, sendo proibida a entrada de pessoas nesses estabelecimentos sem o uso do Equipamento de Proteção Individual, seguindo a orientação do Ministério e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As máscaras poderão ser descartáveis ou confeccionadas de maneira artesanal, como as que vêm sendo distribuídas pela Prefeitura de Macapá à população de baixa renda.

As máscaras descartáveis, por exemplo, possuem uma durabilidade de apena 4 horas, precisando ser trocadas. Já as de tecido precisam ser higienizadas corretamente. As máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada três horas. “O vírus que causa a Covid-19 é por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies. O uso de máscara e a lavagem das mãos podem evitar essa disseminação”, explica o médico.

De acordo com o decreto, quem não cumprir as normas estabelecidas pela gestão municipal poderá ser penalizado com advertências e multas de até um salário mínimo, no valor de R$ 1.045,00. O valor dobra para quem for reincidente. Todos os valores arrecadados serão convertidos às instituições filantrópicas.

Dez dicas básicas:

1 – Lave as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes de entrar em casa;

2 – Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos;

3 – Tire os calçados e higienize;

4 – Se precisar trazer as roupas para dentro de casa, coloque-as em um cesto para lavar separado, em um saco plástico ou em uma bacia com água e sabão;

5 – Não cumprimente crianças, cônjuges, animais domésticos ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos;

6 – Tome banho assim que chegar em casa lavando sempre cabelos, óculos e higienizando joias e celulares;

7 – Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool 70%;

8 – Mochilas e bolsas de uso diário também devem ser higienizados;

9 – Limpe as embalagens que trouxe com água e sabão;

10 – Lave ou faça a imersão de alimentos em água e sabão.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação