Covid-19: profissionais de saúde da UBS Lélio Silva recebem doação de macacões impermeáveis

Os profissionais de saúde da UBS Lélio Silva receberam nesta quinta-feira, 16, a doação de 67 macacões impermeáveis para o trabalho de combate ao Coronavírus. A doação foi feita pelo grupo de amigos “Médicos em Ação”, juntamente com a Organização Não Governamental Mulheres Empreendedoras do Bem da Fecomércio.

Os macacões foram confeccionados nos tamanhos P, M e G, com o tecido cilontex, na cor branca. Foram usados linha de nylon, elástico e velcro com fitas duplas aderentes. Os modelos foram baseados nos mesmos usados pelos profissionais chineses e norte-americanos. Para chegar aos mesmos protótipos, os doadores se basearam em normas internacionais.

 

Para a diretora da UBS Lélio Silva, Rosa Zanatta, a iniciativa é fundamental para o trabalho contra a pandemia. “Ficamos muito contentes com a doação. Os macacões serão essenciais no dia a dia, especialmente, para o tratamento dos casos que chegam suspeitos na UBS. Só temos a agradecer a todos que realizaram esse gesto de carinho”.

 

A intenção da doação de 67 macacões foi da médica otorrinolaringologista Rafaela Figueira Costa, do grupo “Médicos em Ação”. A causa buscou ajuda da ONG para a doação do material e também pediu a colaboração financeira dos médicos para custear o alfaiate no corte e costura dos macacões.

 

“Eu tive a ideia e fui atrás dos cálculos de tecido, normas da Avisa e do Ministério da Saúde. Procurei as parcerias e conseguimos essa ajuda para a fabricação de 400 macacões no preço estimado de R$ 7 mil. Decidimos doar para a equipe do Lélio, porque é referência no atendimento dos casos de Covid-19”, destacou a médica.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação