Covid-19: bairros da zona norte de Macapá recebem desinfecção e higienização de ruas de maior fluxo de pessoas

Equipes de limpeza urbana continuam fazendo a higienização e desinfecção das unidades hospitalares, paradas de ônibus, prédios públicos, calçadas e ruas de maior fluxo de pessoas da cidade. Na tarde desta quinta-feira, 2, a ação de enfrentamento do Coronavírus chegou aos bairros da zona norte da cidade. Os serviços começaram pelo bairro São Lázaro. Todas as vias foram borrifadas.

Homens, devidamente equipados com macacão, máscara de proteção, luvas e óculos, e seis caminhões-pipa percorreram as ruas do bairro fazendo a lavagem em pontos estratégicos. Na sequência, jatos d’água faziam a desinfecção e higienização de calçadas e fachadas de casas e lojas. As equipes foram divididas em 6 frentes de trabalho.

 

Nas áreas de ressaca, onde há ocupação com larga frequência de pessoas durante o dia, a pulverização ocorreu com bombas costais. A limpeza especial é mais uma estratégia no combate, eliminação e circulação de microrganismos como bactérias, fungos e vírus que podem causar infecções, como o Coronavírus. Os locais podem ser frequentados após 15 minutos de aplicação do produto.

 

No Brasil Novo, todas as vias foram desinfetadas e higienizadas, além da Unidade Básica de Saúde, paradas de ônibus, postes e estabelecimentos comerciais. Nas áreas de difícil acesso, onde os caminhões não conseguiram alcançar, foram usados hidrojatos. “A exemplo de outras cidades do Brasil, estamos adotando essa estratégia e temos a certeza de que dará certo. A intenção é eliminar a possibilidade do foco, e sabemos que essa ação de desinfecção e higienização nos dará um resultado positivo”, disse o secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Claudiomar Rosa.

 

Limpeza de prédios públicos

 

O prédio administrativo da Prefeitura de Macapá, localizado na Av. General Osório, no bairro Laguinho também passou por desinfecção e higienização. O local recebeu lavagem e aplicação do produto em toda a área externa e interna. No bairro Santa Inês, a ação passou pela UBS Rubin Aronovitch. Já no distrito de Fazendinha, ruas, avenidas e a Unidade Básica de Saúde passaram pelo processo que tem como finalidade evitar possíveis focos, uma vez que o vírus sobrevive em algumas superfícies por algum tempo.

 

“A orientação da prefeitura é manter os trabalhos por tempo indeterminado. Todos os dias estaremos nas ruas fazendo a aplicação do produto. Estamos com várias equipes, equipamentos eficazes no combate ao Coronavírus”, explicou Carlos Oliveira, coordenador-geral de Limpeza Urbana de Macapá.

 

Prefeitura de Macapá X Coronavírus

 

A partir dos primeiros registrados do Covid-19 no Brasil, a Prefeitura de Macapá colocou em prática um plano de contingencia para o enfrentamento à pandemia na capital. Uma série de medidas foi adotada como forma de combate e prevenção. Desde o último sábado, 28 de março, equipes de limpeza urbana higienizam as unidades hospitalares, paradas de ônibus, prédios públicos, calçadas e ruas de maior fluxo de pessoas para manter os locais públicos higienizados, diminuindo o risco de contaminação.

 

Ao todo, 150 homens estão envolvidos na ação, divididos em seis frentes de trabalho, executando de forma simultânea os serviços que acontecem por meio de hidrojatos (que permitem o processo de áreas externas) e bombas costais (garantem a limpeza interna) e também seis caminhões-pipa (fazendo a lavagem de ruas). O produto utilizado é uma mistura de água, cloro isocianurato de sódio 65% e detergente, concentração ideal para desinfecção de áreas com possíveis contaminações.

 

A prefeitura irá estender a ação, que acontece diariamente, em todos os bairros da capital. A finalidade é dar segurança à população, combatendo a pandemia.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação/Zeladoria Urbana