Covid-19: 95 óbitos seguem em investigação epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Macapá atualizou nesta segunda-feira, 7 de setembro, o número de óbitos em investigação suspeitos de Covid-19 na capital. Até a manhã desta segunda, 99 óbitos estavam em investigação. Destes, 9 foram confirmados durante a semana pela equipe, sendo que 4 foram retroalimentados (óbitos de paciente que residiam em Macapá, mas que foram declarados por outros municípios) no sistema. Outros óbitos também entraram para investigação nesse período. A partir de agora, o município tem em investigação 95 casos.

A investigação epidemiológica tem seus sistemas alimentados diariamente, com a confirmação ou não dos óbitos notificados. Caso os óbitos não sejam prontamente confirmados como Covid-19, sendo classificados apenas como suspeito, entram na lista de investigação epidemiológica. São casos de pessoas que faleceram apresentando sintomas da síndrome respiratória, mas que não tiveram a confirmação no momento do óbito ou ainda aguardam resultados de exames.

A investigação desses casos ocorre conforme recomendação do Ministério da Saúde, com o cruzamento de informações dos sepultamentos, resultados de exames laboratoriais, declaração de óbito, investigação e análise epidemiológica dos dados. A Secretaria Municipal de Saúde, semanalmente, faz o levantamento geral desses casos que são divulgados no boletim de dados da Covid-19 no município.

A investigação epidemiológica segue o protocolo do Ministério da Saúde, que preconiza os seguintes critérios para o encerramento dos óbitos por Covid-19:  resultados de exames laboratoriais e critérios clínico-epidemiológico. De acordo com o que preconiza o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, um óbito em investigação pode demorar até 14 meses para ser concluído.

A análise dos dados da investigação epidemiológica é atualizada toda segunda-feira. Os óbitos suspeitos apresentaram sintomas da Covid-19, como febre, tosse e grave dificuldade respiratória. Por isso, o Município cruza as informações dos prontuários médicos registrados nas UBS’s, hospitais, centros de referências e mortes em casa com os resultados dos exames, declaração de óbito e listas de pessoas sepultadas nos três cemitérios da capital.  Até esta terça-feira, 08 de setembro, o município registrou 17.713 casos positivos da doença em Macapá, 11.842 pessoas recuperadas, 12.986 casos descartados e 459 óbitos confirmados por Covid-19.

Retroalimentação

Dentro dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade se encontram as informações de retroalimentação, que são óbitos de pacientes que estavam com Covid-19 e foram declarados por outros municípios, mas que eram residentes no município de Macapá. Portanto, conforme o decorrer das investigações epidemiológicas, existe a possibilidade de aumento dos casos de retroalimentação.

Óbitos confirmados após investigação epidemiológica no período de 1 a 7 de setembro.

Datas dos óbitos:

1 – 27.08.20

1 – 28.08.20

1 – 03.09.20

1 – 04.09.20

1 – 19.06.20

Óbitos retroalimentados:

1 – 23.06.20

1 – 14.07.20

1 – 27.06.20

1 – 27.05.20

Secretaria Municipal de Comunicação

Karla Marques

Assessora de comunicação