Coronavírus: quando devo procurar uma Unidade Básica de Saúde?

As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para o cidadão que apresenta os sintomas do Coronavírus. Em Macapá, a prefeitura dispõe de três UBS’s de referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19, são elas: Lélio Silva, Marabaixo e Álvaro Corrêa. Atualmente, essas três unidades atendem cerca de 400 a 700 pacientes por dia.

A população deve buscar os serviços nessas UBS’s quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória, para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

 

“Quando a pessoa apresentar os primeiros sintomas da Covid-19 ela deve imediatamente procurar uma unidade básica, onde o paciente passará por uma triagem e após prescrito de acordo com o seu estado clínico. A primeira medida para os casos mais leves é o isolamento domiciliar. Esses pacientes isolados recebem acompanhamento diário feito por nossos profissionais do Município via telefone. O paciente positivo deve cumprir o isolamento e evitar todo tipo de contato físico com outras pessoas, usar máscara de proteção e ficar atento aos sinais de complicação”, explica a subsecretaria de Assistência à Saúde de Macapá, Tania Vilhena.

 

A principal forma de transmissão do Coronavírus se dá por contato próximo de pessoa a pessoa, como em apertos de mãos, abraços, beijo, compartilhamentos de louças e produtos pessoais. Membros da família que tenham tido contato físico com o parente infectado ou permanecido no mesmo local que o paciente doente também correm grandes riscos de infecção. A transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas ou durante o período de incubação do vírus. Os casos assintomáticos não são contagiosos.

 

A prefeitura alerta para os cuidados necessários em combate ao Coronavírus, seguindo o Decreto 1.880/2020, onde estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção. A higienização contínua das mãos com álcool em gel ou água e sabão e o distanciamento social são um dos fatores mais importantes na prevenção da Covid-19.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Covid-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas leves a moderados da doença e não precisa ser hospitalizada.

 

Sintomas mais comuns: febre, tosse seca, cansaço.

 

Sintomas menos comuns: dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

 

Sintomas graves: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento.

 

Orientações:

Cubra sua tosse;

Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;

Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir e espirrar;

Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

Evite aglomerações ou locais pouco arejados;

Evite tocar olhos, nariz e boca;

Não compartilhe objetos de uso pessoal.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Kelly Pantoja

 

Assessora de comunicação