Coronavírus: Prefeitura de Macapá entrega EPIs a servidores da limpeza pública e cemitérios de Macapá

A Prefeitura de Macapá entregou na manhã desta quinta-feira, 30, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos para o enfrentamento da Covid-19 no município. Um Termo de Compromisso entre Prefeitura de Macapá e Ministério Público do Trabalho garantiu a aquisição emergencial, por dispensa de licitação de EPI e correlatos para o enfrentamento do novo Coronavírus.

A remessa foi direcionada para a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, que fará a distribuição para os servidores que estão na linha de frente do combate à Covid-19, atuando diretamente com o público e nas principais áreas de registro de casos da doença. São trabalhadores que desenvolvem atividades nos três cemitérios (São Francisco, São José e Nossa Senhora da Conceição), como coveiros e pessoal administrativo, “vermelhinhos”, “margaridas” e reeducandos que fazem a limpeza e coleta do lixo da cidade.

“A entrega desse material é fundamental, pois protege nossos profissionais que exercem um trabalho de extrema necessidade. Queremos e priorizamos que todos atuem com segurança e tranquilidade, mantendo a saúde integralmente”, afirmou o prefeito de Macapá, Clécio Luís. O chefe do Executivo municipal observou ainda que esses equipamentos, adquirimos por meio do Termo de Compromisso auxiliarão os funcionários, especialmente caso ocorra algum óbito onde a causa seja a Covid-19.

“Temos uma gestão responsável e focada, que tem como objetivo não só a proteção dos profissionais como também valorizá-los e motivá-los na execução de seus serviços, todos têm a ganhar”, destacou. Na oportunidade, o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira, agradeceu o trabalho de todos, frisando que a classe se mantém firme na linha de frente de enfrentamento do vírus. “Buscamos o melhor para os nossos colaboradores. Por isso, buscamos investimentos e parcerias que promovam o bem-estar e beneficiem melhores condições de trabalho, o que, com certeza, refletirá em uma prestação de serviço de qualidade à população”, ressaltou o secretário.

A remessa consta de macacão de segurança (1.000 unidades), máscara descartável N95 (2.000 unidades), sabonete líquido 5l (20 unidades), óculos de proteção (300 unidades), termômetro digital infravermelho (15 unidades), álcool líquido 70%  (100 unidades), álcool gel 70%  (200 unidades), touca descartável  (20 pacotes), protetor facial (60 unidades), luva latex (40 caixas) e luva poliuretano (2500 pares). O valor do recurso investido foi de R$ 119.430,00.

“Uma das plataformas da administração municipal para evitar maiores casos da Covid-19 é o investimento nos setores que estão na linha de frente do enfrentamento à doença, e o recurso chega em boa hora, quando a soma de todos os recursos é importante para evitar a proliferação do Coronavírus. São valores oriundos de acordos judiciais realizados na Justiça do Trabalho e que o MPT doou para a Prefeitura de Macapá. Fizemos a aquisição de EPIs e outros insumos que, sem dúvida, possibilitará mais segurança no trabalho de todos. Os processos e informações sobre esses recursos estão disponíveis no Portal da Transparência Covid-19 da Prefeitura de Macapá [https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/transparencia/]”, disse a procuradora-geral do Município, Taísa Mendonça.

Cemitérios

Todos os sepultamentos de pessoas acometidas por Covid-19 estão sendo feitos no cemitério São Francisco de Assis, zona norte de Macapá. Em virtude da doença, os procedimentos de enterros ocorrem com todos os cuidados necessários, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Binael da Silva, coveiro no cemitério São Francisco de Assis, é um dos profissionais contemplados com EPI. Ele agradeceu o compromisso da administração pública municipal com as pessoas que trabalham na linha de frente da pandemia, nos cemitérios da capital. “Estou extremamente contente com a entrega dos equipamentos, que serão mais um aliado na proteção de todos os que lutam diariamente contra esse vírus”, celebrou.

Neuzimar Barbosa é coveiro no cemitério São José, e, apesar de poucos sepultamentos por Covid-19 no local, o trabalhador comenta que o EPI será bastante útil, porque ele pode se proteger, não se contaminar e levar a doença para as pessoas em casa. “O uso desse equipamento não é nada confortável, é muito quente. Mas tenho a consciência da importância para minha proteção e das pessoas de meu convívio”, finalizou.

Limpeza urbana

As áreas essenciais não podem parar. A limpeza é imprescindível no combate à propagação do novo Coronavírus. O setor que executa a varrição e capina das ruas e retirada de entulho também se mantém firme e em plena atividade durante a pandemia. Ronaldo Melo é ressocializando e trabalha no serviço de poda e operação de motosserras nas praças de Macapá por meio do projeto “Liberdade e Cidadania”, que incentiva a reinserção social de egressos do sistema prisional.

Ele também não parou os serviços por causa da pandemia. “Quando tudo isso começou, eu tive muitos receios. Mas trabalhar usando proteção e segurança, me permitiu continuar, pois a prefeitura nos garantiu isso tudo desde os primeiros dias da pandemia na capital”, concluiu Ronaldo.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação