Consultório na Rua faz exposição sobre vivência da população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início nesta segunda-feira, 13, à exposição audiovisual que retrata a vivência da população em situação de rua na visão dos profissionais do Consultório na Rua. A atividade dá visibilidade às pessoas que são atendidas pelas equipes de saúde. A mostra, que começou pela Faculdade Estácio Seama, ficará lá até sexta-feira, 17, é composta por imagens fotográficas que reproduzem o cotidiano das pessoas que vivem nas ruas e, em sua parte auditiva, traz os depoimentos e relatos dos usuários dos serviços de saúde prestados pela equipe.

A exposição acontecerá até o dia 31 de agosto e também passará por outros lugares. “A proposta é estimular reflexões sobre o assunto. Estar em contato com a realidade faz com que possamos contribuir para o avanço do serviço de saúde mental na cidade e, ao mesmo tempo, contribuir com a formação social das pessoas, buscando desconstruir os estigmas em relação às pessoas que passam ou passaram pelas ruas ou por algum sofrimento psíquico”, explica a coordenadora de Saúde Mental, Aimara Freitas.

 

“Conheci um serviço de saúde que nem imaginava que existisse aqui. E, de antemão, é louvável, pois é preciso se despir de muitos conceitos e vaidades para se dedicar a esse trabalho. Ouvir os relatos, de certa forma, faz com que a gente repense muitas situações na nossa vida, é uma experiência muito reflexiva”, diz a estudante de enfermagem Priscilla Alves.

 

Em Macapá, o programa Consultório na Rua existe desde 2014, com duas equipes, que tem como principal proposta garantir atendimento integral à saúde da população em situação de rua, por meio de abordagem aos usuários, realizada in loco e de forma itinerante; e facilitar o acesso dessas pessoas à rede de serviços do município, a partir da atuação de equipe multiprofissional.

 

Confira o cronograma da exposição:

13 a 17/08 – Faculdade Estácio Seama (manhã e noite);

20 a 24/08 – Universidade Federal do Amapá (manhã e tarde);

27 a 29/08 – Shopping Macapá (manhã e tarde);

30 e 31 – Secretaria Municipal de Saúde (manhã).

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa