Confederação Nacional dos Municípios apresenta projeto Reinserir à Prefeitura de Macapá

Membros da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reuniram-se com o prefeito de Macapá, Clécio Luís e o secretariado municipal nesta segunda-feira, 13, para apresentar à prefeitura o Projeto de Integração Local Reinserir, que vem sendo desenvolvido em alguns estados do país. A iniciativa visa, por meio do desenvolvimento de capacitações e oficinas, a integração das redes de assistência social, saúde, educação e sociedade civil para a inserção social de usuários de drogas.

A proposta é ampliar o desenvolvimento do projeto, alcançando cada vez mais municípios. O secretário municipal de Saúde, Eldren Lage, falou das dificuldades encontradas pelo Município no desenvolvimento de ações nessa área, como a carência de profissionais qualificados e habilitados. “Hoje, a questão do abuso das drogas e de programas de assistência do transtorno mental espalhados Brasil afora têm um grande problema, e aqui temos uma particularidade, que é a dificuldade do profissional médico para, naqueles momentos em que se precisa, prescrever aquele medicamento, a gente ter um profissional habilitado para isso. Temos uma carência de psiquiatra no município, o que dificulta o serviço”, destacou.  

 

Eduardo Stranz, consultor da CNM, explicou que uma das metas do Reinserir é a criação de uma rede local de atenção aos pacientes químicos, mapeada e integrada de governos locais e sociedade civil articulados para oferta de serviços aos dependentes atuando na inserção social. “Gosto muito dessa proposta de elaboração do diagnóstico de dados, porque trabalhar ‘no escuro’ e sem um levantamento maior sobre a realidade de cada região é muito complicado. Acho interessante pensarmos e avaliarmos a possibilidade de implantação de ações como esta”, disse o prefeito Clécio.

 

O supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Magalhães; e de Relações Institucionais da Confederação, Elias Zinczuc, também participaram da reunião. 

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM

 

 

 

Fotos: Nayana Magalhães