Conselho Municipal de Turismo reúne para retomada das atividades do biênio 2022/2023

Encontro aconteceu na quinta-feira e contou com representantes de entidades ligadas ao setor turístico de Macapá.

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

Nesta quinta-feira (17), o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) promoveu a reunião de retomada das Atividades do Conselho Municipal de Turismo com foco na apresentação dos membros titulares e suplentes do conselho, do Projeto de Lei Rota Turística e o calendário de datas comemorativas para 2022.

O Conselho Municipal de Turismo é um órgão colegiado de caráter consultivo, integrante do instituto organizacional do MacapaTur e auxilia nas ações comandadas pelo trade turístico, sendo presidido pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Benício Pontes, e composto por quatro titulares e suplentes representantes do trade e quatro da gestão pública municipal.

Os participantes puderam levantar pautas sugestivas que poderão contribuir para a gestão do conselho 2022-2023, além da inclusão de datas no calendário. As reuniões do conselho acontecerão a cada três meses.

“Temos um ponto bastante positivo que é o Projeto de Lei para implantação da Rota Turística. Trabalhamos este ano na criação em Macapá e, por se tratar de um plano voltado para ônibus, é necessária a aprovação da Lei, que terá recursos para sua implantação. Mas, assim que implantado, passará a fomentar o turismo na capital”, comentou Benício Pontes.

A Rota Turística trata-se de rotas de ônibus expressos, com valor diferenciado, que passarão por pontos como Mercado Central, Beira Rio, Marco-Zero, Sambódromo, Bioparque, Fazendinha e Curiaú, com o objetivo de desenvolver os potenciais da produção local nas área turística, cultural e gastronômica e, ainda, incentivar os empreendimentos turísticos, assim como novas fontes de emprego e renda.

Participaram da reunião representantes do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Fundação Bioparque da Amazônia, Secretaria Municipal de Trabalho, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Estado do Amapá (Abav-AP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato das Empresas Turismo do Estado Do Amapá em Macapá (Sindetur), Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá (Singetur) e Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih).