Desde segunda-feira, 2, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, cumpre agenda em Brasília (DF) para resolver os entraves das obras da capital que dependem de recursos financeiros do Governo Federal para a conclusão e que estão com repasses em atraso. A pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, o chefe do Executivo municipal foi o primeiro gestor recebido pelo novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Rodrigo Dias, para juntos tratarem de encaminhamentos aos destravamentos das obras.
As creches com obras em execução na Fazendinha, Loteamento Amazonas, Açaí e Infraero foram tratadas pelo gestor municipal. Em pauta, foi discutida também a situação do plano de conclusão da Creche Sol Nascente, que precisa de repasses do Governo Federal. O valor total da construção é de R$ 2.115.000,00, considerando as contrapartidas do Município, o valor adotado e mais o repasse do convênio do FNDE. Além disso, a creche já está com 35% dos serviços concluídos e o repasse de R$ 248 mil, que correspondia à prefeitura, já foi quitado.
Segundo o prefeito, é fundamental contar com o apoio dos parlamentares. “Estamos solicitando apoio do senador Davi para que possamos juntos resolver a conclusão de nossas obras, entre elas as creches, como a do Sol Nascente, que é um equipamento fundamental para o desenvolvimento da nossa educação básica”, explicou Clécio Luís.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que a conclusão de diversas construções é primordial para o desenvolvimento da cidade. “Queremos que esses empasses sejam resolvidos e logo essas obras possam ser inauguradas e levem à população mais qualidade de vida”, enfatizou.
Lilian Monteiro
Assessora de comunicação/PMM