Centro de Especialidades Odontológicas de Macapá inicia mutirão de atendimentos agendados neste sábado (30)

Medida visa atender pacientes que estão na fila de espera para consultas.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

 | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A partir deste sábado (30), a Prefeitura de Macapá inicia o plantão odontológico do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) municipal. A medida busca atender pacientes que estão na fila de espera por consultas com dentistas na unidade.

“Vamos atender todos os sábados, sempre no horário de 7h às 13h, com 12 pacientes por dia. Nosso objetivo é receber a população que está aguardando na fila. Com isso, abrimos espaço para novas demandas”, explica o coordenador de Saúde Bucal do Município, Patrick Alfaia.

O CEO está localizado no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na Rua Adilson José Pinto Pereira, nº 100, bairro Renascer. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para consulta, o paciente precisa de encaminhamento de um cirurgião dentista das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No local, é possível receber os seguintes serviços: odontologia bucomaxilofacial, periodontia, endondotia, odontopediatra, prótese total e raio-x odontológico. Além disso, o espaço recebe pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Avanços na saúde bucal
A Prefeitura de Macapá entregou no mês de junho, duas vans odontológicas para atender a população de baixa renda. Os veículos possuem capacidade para 50 atendimentos por dia e percorrem todos os bairros da capital, atendendo áreas de ponte, conjuntos habitacionais, ações de saúde itinerante, além das escolas municipais e moradores de rua.

Também foi implantado um serviço inédito na capital: a confecção de próteses dentárias, que já atendeu aproximadamente 100 pessoas de baixa renda. Para adesão, é necessário passar pela triagem na UBS e após avaliação médica, o paciente será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) caso haja necessidade da utilização.

O Pronto Socorro odontológico também já é uma realidade na capital. Atualmente, três unidades dispõem do serviço de urgência e emergência durante o turno da noite: UBSs Perpétuo Socorro, Marcelo Cândia e Marabaixo.

Também em 2022, a rede municipal de saúde atingiu a cobertura de 73% na oferta de serviços odontológicos realizados na capital e nos distritos. O dado é do Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão, do Ministério da Saúde (MS). A cobertura é 52% maior que a meta estabelecida pelo MS, que era de 48% para o município.

A especialidade médica também avança com o Serviço de Atenção Domiciliar, que atende pacientes acamados e domiciliados acompanhados pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad). O atendimento é inédito para esse público e acontece uma vez por semana em toda a cidade.