Central Descarta Treco atende moradores da Zona Central e Norte da capital

Serviço, executado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), recolhe eletroeletrônicos, móveis e outros objetos domésticos inutilizados

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Equipe com caminhão baú fazendo as retiradas agendadas pelos munícipes | Foto: Merlin Pires/PMM

Nesta terça-feira (22), a Central do Descarta Treco atendeu às solicitações de moradores da Zona Central e Norte da capital. Os bairros atendidos foram: Centro, Santa Rita, Infraero I, Pacoval e Infraero II.

O serviço, executado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), recolhe eletroeletrônicos, móveis e outros objetos domésticos inutilizados e pode ser solicitado pelo WhatsApp ou ligação no número (96) 98125-1151.

A enfermeira Bruna Ramos é moradora do bairro Pacoval, ela conta que solicitou o serviço há cerca de uma semana e que ficou satisfeita com a agilidade e qualidade do trabalho.

“Acho esse serviço muito importante, justamente porque evita que as pessoas descartem esse tipo de material de forma ilegal e a gente ainda economiza por não ter que pagar um contêiner, então é ótimo”, contou a profissional de saúde.

Nos últimos três meses de 2024, de julho a setembro, o serviço ‘Central do Descarta Treco’ da Prefeitura de Macapá realizou a retirada de cerca de 545 objetos domésticos e eletroeletrônicos com atendimento a domicílio. Foram atendidas 784 demandas solicitadas pelos munícipes.

O projeto foi lançado em abril de 2022 pela Semzur com o objetivo de ajudar no descarte correto de móveis e eletroeletrônicos, para prevenir que esse tipo de material vá parar em locais inadequados como logradouros públicos e áreas de escoamento da cidade como bueiros e canais.

Desde a sua criação, a iniciativa já recebeu cerca de 6.800 solicitações e atendeu quase 6.000 demandas, o que representa uma eficiência de 90%. O secretário da Semzur, Helson Freitas, ressalta a importância do projeto para auxiliar no descarte correto no município.

“O Descarta Treco tem sido uma ferramenta importante para evitar alagamentos e o descarte incorreto”, pontuou o gestor.

Confira mais fotos: