Casa Abrigo Marluza Araújo completa 30 anos de acolhimento e serviço à comunidade de Macapá

Em de 30 anos espaço já atendeu mais 3 mil jovens e adolescentes.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Espaço pode atender até atender até 20 adolescentes e jovens I Foto: Alexandra Gomes/PMM

Neste domingo (2), a Casa Abrigo Marluza Araújo (Cama) que recentemente foi reformada pela Prefeitura de Macapá, completa 30 anos de funcionamento. O local funciona no bairro Pedrinhas, no Complexo Municipal de Assistência Social Macapá Criança e foi fundada em 1992. Desde então passou por muitas mudanças, principalmente a estrutura física que precisou ser readaptada conforme as recomendações do Poder do Judiciário e dentro dos padrões que exige o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Com uma estrutura moderna e totalmente revitalizada, a unidade está em pleno funcionamento com mobília e equipamentos novos. A partir da reforma o espaço foi ampliado, podendo atender até 20 pessoas. Hoje a Cama acolhe 14 jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, todos estão na faixa etária de 12 a 17 anos incompletos.

Espaço foi reformado e entregue pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan I Foto: Arquivo/PMM

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, a Casa Abrigo Marluza está equipada e pronta para prestar atendimento às necessidades de quem necessita do acolhimento. “Hoje nós temos uma nova casa com alojamentos mobiliados, salas do serviço administrativo equipada, e todos os demais ambientes estruturados. Tudo para cuidar melhor dos nossos jovens e adolescentes que merecem todo esse carinho para a promoção da dignidade humana”, ressalta.

De acordo com Semas, desde ao longo dos 30 anos de funcionamento, mais 3 mil jovens e adolescentes já passaram pelo espaço. Muitos deles foram reinseridos no convívio social por meio de ações de educação e profissionalização para o mercado de trabalho.

A diretora do Departamento de Proteção Especial da Semas, Iraci Almeida, comemora a entrega do novo prédio e destaca que a alegria é coletiva.

“A Casa Abrigo está belíssima, estamos todos muito felizes, tanto o corpo técnico, quanto os jovens e adolescentes que ficaram emocionados quando fizeram a mudança para a nova casa”, comemora.

Quem foi Marluza Araújo?
Marluza Araújo foi uma militante das causas sociais e uma grande colaboradora do Estado do Amapá e principalmente do município de Macapá. Conhecida como Mara do Povo, ela era engajada em movimentos sociais na luta pelos direitos das mulheres ribeirinhas. Além disso, ela conseguiu, entre outras coisas, recursos externos para a construção de inúmeras casas de farinhas pelo interior do município de Macapá.

A Casa Abrigo Marluza
A casa de acolhimento Marluza Araújo foi criada com o objetivo de acolher temporariamente jovens e adolescentes de ambos os sexos, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva em decorrência de abandono, maus tratos, abusos, violência física, envolvimento com drogas ou com graves ameaças no âmbito familiar. Ela é uma instituição de caráter assistencial, mantida pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Atualmente a casa abrigo atende o público juvenil de 12 a 17 anos incompletos, com caráter excepcional e provisório em conformidade com o Art. 90, IV, da Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O espaço funciona na Rua Redenção, no bairro Pedrinhas, o Complexo Municipal de Assistência Social Macapá Criança, que é o maior centro de assistência social do norte do Brasil, com uma área de 54 mil metros m².