Prefeito Dr. Furlan inaugura nova estrutura da Casa Abrigo Marluza de Araújo 

Nova estrutura conta com 28 espaços com mobiliário e climatização.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Nova Casa Abrigo Marluza Araújo foi inaugurada nesta quarta-feira (28), em Macapá | Foto: Lennon Vilhena/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou nesta quarta-feira (28) a nova estrutura da Casa Abrigo Marluza Araújo, que atenderá de forma adequada e confortável adolescentes e jovens em vulnerabilidade social que necessitam de acolhimento. A unidade faz parte do Complexo Macapá Criança, localizado no bairro Pedrinhas, zona sul da cidade.

O prédio conta com dois andares e foi totalmente reformado e adaptado conforme os padrões exigidos pelo Poder Judiciário. São 28 ambientes aptos a acolher cerca de 20 jovens, entre homens e mulheres. 

“Nossa gestão trabalha muito e hoje entregamos um ambiente muito agradável, bonito e acolhedor para os nossos jovens. Com isso também garantimos um local de trabalho com mais comodidade para os nossos servidores”, destaca Dr. Furlan.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Gracinildo Nunes, a unidade é uma nova Casa Abrigo em todos os aspectos, desde o piso até o teto até a mobília. 

“Tudo foi readaptado conforme as normas exigidas e na execução do projeto, tudo foi feito para oferecer uma acolhida completa, um lar com conforto, lazer e bem-estar. Com isso a Prefeitura de Macapá cumpre o papel de levar dignidade para os menores em situação de vulnerabilidade social”, ressalta.

O evento também contou com representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). A juíza titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Macapá, Stella Simonne Ramos, foi representada pela assessora jurídica, Ciceranete Cardoso, que avaliou de forma positiva os novos espaços da Casa Abrigo.

“Achei muito boa as novas instalações. É tudo muito aconchegante e organizado com muito carinho, principalmente os quartos. O local está de acordo com o último ajuste que foi orientado pela Justiça”, diz. 

A promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, Elissandra Toscano, parabenizou a Prefeitura de Macapá pelo trabalho e destacou que o MP-AP não é só um órgão fiscalizador do Município, mas é um parceiro. 

“É muito gratificante ver o resultado de um trabalho como este. Tudo isso é um avanço muito importante para todos. Destaco que hoje o Ministério Público não é só um órgão fiscalizador do município, mas um parceiro”, ressalta.

Homenagens
Durante a cerimônia, foram feitas homenagens a três servidores que faleceram vítimas da Covid-19. O prefeito e familiares plantaram mudas de ipês nas cores branco, amarelo e lilás, simbolizando a dedicação da equipe. Os homenageados foram José da Costa Nunes, educador social; e as auxiliares de artífice, Obedina Corrêa da Silva e Analice Marques dos Santos.

O aposentado Ricardo dos Santos, de 71 anos, é viúvo de Analice dos Santos, uma das homenageadas e durante a cerimônia de entrega do prédio, parabenizou a Prefeitura de Macapá pela iniciativa.

“O prefeito está de parabéns pelo trabalho porque esta obra é muito importante para o Município. Ela também é o reconhecimento dos serviços prestados pelas pessoas que não estão mais aqui. Essa inauguração era o sonho da minha esposa e tenho certeza de que ela está feliz. É gratificante ver isso concretizado”, ressalta Santos. 

Novo espaço 
O local foi reestruturado e conta com piso, instalações hidráulicas e elétricas, novos ambientes, forro, iluminação e mobília. A parte externa ganhou espaços que podem ser aproveitados para jardinagem e plantio de horta. 

A Casa Abrigo conta com 28 espaços, são eles: recepção, serviço social, psicologia, direção, alojamento para a Guarda Civil, salas de visitas, de reunião, administrativa, e para os educadores sociais. O prédio conta ainda com salas de recreação para o público masculino e feminino, almoxarifado, refeitório, depósito, lavanderia, dois alojamentos masculinos, três alojamentos femininos com um berçário, três banheiros femininos, dois banheiros masculinos, um banheiro social e um banheiro para funcionários. 

O investimento é do Tesouro Municipal, mais emenda federal, no valor de R$ 700 mil. A execução foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). 

Serviço 
A Casa Abrigo Marluza Araújo fica no Complexo Macapá Criança, na Rua Exército da Redenção, s/n, no bairro Pedrinhas.

Confira como ficou a Casa Abrigo Marluza Araújo: