Carnaval 2020: Semsa organiza estratégia para atendimentos do Samu

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu o esquema de atendimento que será feito pelo Samu durante o Desfile das Escolas de Samba e no trajeto da “Banda”, maior bloco de sujos da Região Norte. Para essas programações, além das ambulâncias, que ficarão de sobreaviso, a Prefeitura de Macapá reforçará o quantitativo de funcionários que estarão atendendo as ocorrências.

Nos dias de desfile na Passarela no Meio do Mundo, uma ambulância estará na área de dispersão para possíveis remoções de pacientes em situações de urgência e emergência com equipe de enfermeiro, técnico e condutor. “Já no trajeto do bloco ‘A Banda’, onde é esperado um público de aproximadamente 200 mil pessoas, duas ambulâncias estarão em pontos estratégicos. As equipes serão dobradas, para ampliar nossa área de cobertura”, ressalta o coordenador do Departamento de Urgência e Emergência, Donato Farias.

 

As ocorrências mais comuns que são atendidas pelas ambulâncias do município durante esse período são as agressões físicas, ferimentos por arma branca e as urgências clínicas como hipoglicemia, coma alcoólico e crises convulsivas. “Em 2019, atendemos 12 ocorrências durante o bloco, a maioria decorrente de agressões físicas e de abuso de bebidas alcoólicas. Por isso, a intensificação da prefeitura nas campanhas educativas e na sensibilização desse folião para curtir o carnaval com responsabilidade”, completa Farias.

 

Investimento

 

A realização do desfile das escolas de samba é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolumbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do Governo do Estado, patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Max Renê