Carnaval 2020: Bloco da Camisinha levará bandeira da prevenção para Passarela do Samba no Meio do Mundo

Às vésperas do carnaval, os preparativos para o Bloco da Camisinha, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, se intensificam. O bloco, que já é presença tradicional nas programações de carnaval, pretende levar este ano cerca de 700 brincantes para a Passarela no Meio do Mundo, abrindo o primeiro dia de Desfile das Escolas de Samba, nesta sexta-feira, 21.

Assim como nos anos anteriores, o bloco leva de forma descontraída a mensagem da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e da importância do uso da camisinha. Além disso, os brincantes realizam a tradicional distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.

 

Segundo Ingrid Martins, organizadora do Bloco da Camisinha, para este ano, 360 mil preservativos serão distribuídos nas principais programações do carnaval. “Serão 9 dias de programação, em que a coordenação de IST/Aids estará envolvida e preparada, especialmente, para receber os foliões com muita animação e segurança”, enfatiza.

 

Além de participar do primeiro dia de desfile, a coordenação distribuirá preservativos no tradicional bloco de sujos, “A Banda”, onde três pontos fixos também serão montados, e nos circuitos Beira Rio, Malagueta Folia e Futebol à Fantasia. Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis entre a população sexualmente ativa, como o HIV – que não tem cura –, sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo.

 

Investimento

 

A realização do Desfile das Escolas de Samba é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolumbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do Governo do Estado, patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa