Capacitação busca agilizar processo de controle e divulgação das ações da prefeitura

Com o objetivo de desenvolver o processo de dinamização junto à sociedade macapaense e contribuir para o diálogo entre gestão municipal e comunidade, a Secretaria Especial de Coordenação das Subprefeituras (Secsub) promove até sexta-feira, 27, o Curso de Formação dos Agentes Sociais e Participativos. A capacitação busca ainda agilizar o processo de acompanhamento, controle e divulgação das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais.

 

O curso aborda temáticas sobre questões sociais, liderança e meio ambiente. “Ao todo, são 62 participantes. Esta capacitação é para melhorar a comunicação entre a gestão e a comunidade. Eles são os mediadores diretos que garantem quais são as principais demandas que os bairros necessitam”, disse o secretário especial de Coordenação das Subprefeituras, Dejalma Ferreira.

 

As discussões são pautadas a partir da necessidade e da realidade vivenciada pelos agentes. Entre os temas estão a dimensão política do trabalho, os desafios na formação de agentes sociais e participativos, ética e gestão. “Falamos sobre os desafios que eles enfrentam na prática profissional e percebemos as dificuldades com segurança, clima e saúde. Ressaltamos também a formação de líderes, a importância da atuação deles para a gestão, a forma de abordagem e a comunicação”, explicou a palestrante e psicóloga Hildiane dos Santos.

 

Para a representante do Conselho Popular, Nádia Silva, esse é um processo novo e ajudará na intermediação das demandas e nas reivindicações entre população e administração municipal. “Tentamos esse molde de capacitação em 2014, mas esse agora está mais completo. Com a migração de novos gestores, percebemos o trabalho em conjunto e a motivação da equipe em continuar e melhorar as ações”.

 

Márcia Fonseca/Asscom PMM