Campanha Maio Amarelo faz simulação de acidente de trânsito no Centro de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve nesta sexta-feira, 3, no bairro Central, fazendo uma simulação de acidente de trânsito como parte da programação do Maio Amarelo. O objetivo foi chamar a atenção das pessoas para o perigo de dirigir alcoolizado ou desatento.

A encenação consistia em dois atores maquiados como se estivessem gravemente feridos, estirados perto de um carro e uma moto batidos. Perto da cena, a Morte segurava placas com mensagens do que não fazer durante estar conduzindo. Além disso, agentes do Detran e arte-educadores do Departamento de Coordenação em Educação no Trânsito entravam nos coletivos e falavam com passageiros e motoristas alertando-os que aquela situação poderia acontecer com os mesmos, se fossem negligentes com suas vidas no trânsito. Lacinhos amarelos da campanha também foram distribuídos.

 

Diversos curiosos pararam para ver a simulação, pois a maquiagem dos atores estava convincente e pensavam que se tratava de um acidente real. É o caso de Benedita Araújo, que admitiu: “Fiquei um pouco assustada. Que isso sirva de alerta para que as pessoas tenham mais amor à vida. Álcool e direção não combinam e causam sofrimento às famílias dos acidentados”. “Acho que isso pode estar comovendo quem está passando agora, voltando embriagado de bar ou festa, por exemplo”, afirmou Renilda Almeida, outra pessoa que presenciou a simulação.

 

“Chocar as pessoas, fazê-las entender a seriedade que é um acidente de trânsito”, declarou o diretor-presidente da CTMac, André Lima, sobre a ação. “A campanha Maio Amarelo está com o tema No trânsito, o sentido é a vida. São várias mensagens de crianças pedindo para serem escutadas. ‘Me ouça para não usar o celular, para colocar o cinto, para não dirigir alcoolizado’. São cenas impactantes para chamar a atenção sobre a responsabilidade que é dirigir um veículo”, acrescentou André.

 

Bruno Monteiro

Assessor de comunicação/CTMac