Caixas Escolares participam de capacitação da Controladoria-Geral de Macapá

Os Caixas Escolares da rede municipal de ensino de Macapá participaram de capacitação promovida pela Corregedoria-Geral do Município (Cogem). A formação trata sobre a gerência e prestação de contas sobre recursos federais repassados diretamente às escolas municipais por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Mais de 200 profissionais envolvidos na gestão dos recursos dos 63 caixas escolares devidamente cadastrados no Município participam do momento, que segue até quinta, 23. Neste primeiro dia, 26 escolas passaram pelas orientações ministradas pelos técnicos da Cogem, que focaram na parte prática da prestação de contas, com a utilização dos sistemas do Governo Federal.

 

“Atualmente, não há nenhuma denúncia contra o Município em relação à gestão das Caixas Escolares, o que é ótimo. A capacitação é uma maneira de orientar e fazer com que nossos servidores continuem com o bom trabalho, sempre com segurança, pois a gestão de recursos federais deve ser feita com consciência e atenção, nos mínimos detalhes”, explica a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

 

Esta é a segunda capacitação que os caixas escolares municipais participam este mês. No início de agosto, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estiveram na cidade. Na ocasião, a equipe da Cogem esteve presente e percebeu a necessidade de aprofundar ainda mais as informações teóricas, colocando-as em prática. 

 

“A Controladoria esteve presente na última formação oferecida pelo FNDE e lá identificamos algumas dificuldades em relação à gestão desses caixas. Portanto, tomamos a iniciativa de promover uma capacitação prática sobre a gestão desses recursos”, informa a controladora-geral do Município, Nair Mota. A Cogem tem retomado as capacitações aos servidores do Município. A previsão é que muitas outras oficinas surjam para outras áreas também da gestão pública municipal.

 

Rafaela Bittencourt

Assessora de comunicação/Semed