Bioparque fecha programação de aniversário de Macapá com roda de capoeira

Apresentação foi por conta do grupo Sementes da Capoeira Regional

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Para encerrar a programação diferenciada em comemoração ao aniversário de Macapá, o Bioparque da Amazônia abriu espaço para um show de cultura neste sábado, 4. Os visitantes puderam assistir a apresentação de capoeira do grupo Sementes da Capoeira Regional.

Olhares curiosos, registros, sorrisos e aplausos. Foi assim durante toda a apresentação. O grupo se organizou em círculo e com os instrumentos tradicionais do movimento, berimbau e pandeiro, fizeram o espetáculo. 

A capoeira é considerada uma das maiores manifestações culturais brasileiras. É a prática que unifica o esporte e a arte, segundo Sâmylla Rocha, instrutora da turma, a prática incentiva a busca pelo autoconhecimento, disciplina e respeito. 

“Nosso objetivo maior é mostrar que a capoeira pode resgatar vidas. Hoje a capoeira está em todos os cantos e é tão importante quanto outras modalidades. Ficamos felizes em trazer um pouco da nossa cultura para quem não conhece”. 


O promotor de vendas, Ronalde Guimarães, levou seu filho para acompanhar a programação realizada pelo parque. Eles acompanharam a apresentação do início ao fim e aprovaram. 

“É a nossa primeira visita ao Bioparque e fico muito feliz em acompanhar essa programação diferenciada em comemoração ao aniversário de Macapá. Todos do grupo estão de parabéns, a apresentação foi incrível”, falou.  


Segundo o diretor-presidente do Bioparque, João Dias Neto, o intuito da atividade é valorizar a cultura brasileira através da roda de capoeira.

“É importante trazermos as pessoas que praticam esse esporte para dentro do Bioparque. É um meio de fortalecer o movimento e mostrar ao público a importância do trabalho social que eles realizam”, disse.

O grupo Sementes da Capoeira Regional, fundado em 2016, realiza um projeto social voluntário no bairro Perpétuo Socorro, onde a academia fica localizada. Os treinos acontecem todos os dias e é aberto para pessoas de todas as idades. 

A atividade realizada no Bioparque faz parte da programação especial em comemoração ao aniversário de 265 anos de Macapá. Foram três dias de atividades variadas para os visitantes.