Bioparque da Amazônia libera visitação do público à onça-pintada “Fera” a partir desta sexta

O Bioparque da Amazônia irá liberar ao público a visitação à onça-pintada “Fera” a partir desta sexta-feira, 6. Após testes de adaptação com visitantes, “Fera” já pode receber visita diária em dias de funcionamento do parque.

Após testes para adaptar a onça-pintada macho, a equipe de cuidadores percebeu a aceitação do animal com o público. “‘Fera’ demonstrou tranquilidade no trato com os frequentadores nos dias de teste. Desta forma, foi decidida a liberação para que todos possam conhecer a onça”, diz o diretor-presidente do Bioparque da Amazônia, Richard Madureira.

 

Caso ocorra alguma intercorrência com o animal durante as visitações, a equipe responsável irá delimitar as visitas. “Como se trata de um animal silvestre, que não estava exposto nos últimos anos, ‘Fera’ continuará em observação para que ela se mantenha livre de estresse e possa viver de maneira tranquila”, informa Madureira.

 

Conhecendo a “Fera”

 

“Fera” é o nome que foi escolhido para a onça-pintada macho que agora habita o Bioparque da Amazônia. Chegou na última quinzena do mês de fevereiro e tem cinco anos de idade. Ainda filhote, perdeu a mãe em meio a natureza e foi resgatada há quatro anos.

 

Antes de chegar ao parque, a onça era criada em cativeiro, no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado na zona norte da cidade.

 

“Fera” possui uma dieta rica composta de carne vermelha, peixe ou frango que, no total, são consumidos 5 kg de proteínas a cada dia. A onça-pintada tem uma rotina de limpeza diária do local onde vive, assim como a troca de água, e os banhos são todos os dias. Os cuidados são para que não ocorra o estresse do animal.

 

Horário de funcionamento

 

A onça-pintada pode receber visitas de terça a domingo, das 9h às 17h, no Bioparque da Amazônia.

 

Clauriana Costa

Assessora de comunicação/Bioparque