“Aqui é meu Bairro”: projeto da Prefeitura de Macapá apresenta história do Alvorada

Fotos: Max Renê

A Prefeitura de Macapá, por meio do projeto “Aqui é meu Bairro”, tem como objeto a nova delimitação e definição dos bairros da cidade, por meio de Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de bairros no município de Macapá. A proposta legislativa apresenta 61 bairros devidamente individualizados, por intermédio de georreferenciamento, com sua espacialização dentro do perímetro urbano devidamente definida.

O bairro Alvorada está localizado na zona oeste da capital amapaense. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 2.332 habitantes, sendo 1.107 homens e 1.225 mulheres. Possuía 617 domicílios, que estavam distribuídos em uma área total de 4,2 km².

É um bairro planejado e devidamente urbanizado, cuja área pertencia ao extinto Ministério da Aeronáutica e foi loteada na década de 1980. Nele, encontram-se uma Instituição de Ensino Superior (IES) e a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai). O bairro apresenta ainda uma praça com campo de areia, parque aquático, lanchonete, estabelecimento comercial de produtos alimentícios e trilha de caminhada.

De acordo com o secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, Luiz Otávio Campos, ao longo do tempo ocorreu uma defasagem entre a descrição original de limites de bairros e a atual configuração urbana da cidade. “Com uma maior precisão do limite dos bairros, será possível a pactuação de outras unidades utilizadas pela gestão pública para a coleta e organização de dados, além do dimensionamento de demandas. Permitirá ainda o fortalecimento do papel do bairro como integrante dos sistemas de informação, avaliação e gestão do desenvolvimento urbano da cidade, potencializando a gestão democrática das políticas públicas. Inegavelmente, o bairro constitui hoje a unidade urbana, sendo a representação mais legítima da espacialidade de sua população. Em Macapá, podemos dizer que temos bairros formados a partir da criação de loteamentos, assentamentos irregulares e de conjuntos habitacionais de interesse social”. 

A Prefeitura de Macapá convida a população da cidade de Macapá a participar da consulta pública. Os interessados em conhecer, opinar e contribuir com este trabalho, que resultará na aprovação de uma Lei, devem enviar suas contribuições até 27 de agosto de 2020, por meio do cadastro e preenchimento do Formulário de Consulta Pública, no link: https://macapa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/detalhes&itd=12.

Secretaria de Comunicação de Macapá   

Cliver Campos 

Assessor de comunicação   

Contatos: 98126-0880 / 99175-8550