Aplicativo SOS Mulher fica em 1º lugar no quesito Tecnologia da Informação, em Brasília

O aplicativo SOS Mulher, desenvolvido pelo Ministério Público do Amapá (MPE/AP) em parceria com a Prefeitura de Macapá, ficou em 1º lugar na categoria Tecnologia da Informação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A premiação foi divulgada durante o 10º Congresso Nacional de Gestão do MP, em Brasília (DF), na quinta-feira, 22.

SOS Mulher tem como meta disponibilizar às vítimas de violência doméstica uma ferramenta de identificação de focos de agressões. Como se fosse um botão de pânico, ele também objetiva enfrentar violência contra crianças, adolescentes, idosos e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. Recentemente, Jairene Lima, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, apresentou a ferramenta aos vereadores de Macapá em discurso no plenário da Câmara Municipal.

 

“Quero fazer um pedido às mulheres presentes e a vocês homens: que, junto conosco, levantem essa bandeira. Que possam sair desta Casa projetos para que a mulher compreenda que ela não está sozinha. Onde ela possa encontrar uma equipe preparada para acolhê-la e sabendo que existe governantes que abraçam essa causa. Não é para denunciar, é para pedir socorro. É uma ferramenta que está fazendo o Amapá ficar em evidência positiva”, disse Jairene Lima, em discurso na câmara.

 

“Estou muito emocionada com esta premiação inédita do 1º lugar. Só tenho a agradecer aos conselheiros e ao CNMP pelo incentivo e reconhecimento da importância para o Amapá e ao Brasil desta ferramenta de prevenção. Está de parabéns o Ministério Público do Amapá, seus membros e servidores, e em especial nossa área de TI, por ter desenvolvido uma tecnologia de grande alcance social, e a sociedade, que recebe um importante instrumento no combate à violência doméstica”, agradeceu Ivana Cei, procuradora-geral de Justiça do Amapá, ao receber a placa de premiação.

 

Bruno Monteiro

Assessor de comunicação/CMPPM