Alunos participam de momento de lazer no Bioparque da Amazônia

Além de incentivar a promoção da educação ambiental, o parque é um espaço social, que recebe ações que promovam o bem-estar dos visitantes.

Por Aline Paiva - Fundação Bioparque da Amazônia

Durante um momento de lazer no Bioparque da Amazônia, os estudantes da Escola Estadual Alberto Santos Dumont aprenderam noções de educação ambiental. O passeio realizado neste sábado (11) foi exclusivo para alunos que apresentam alguma deficiência.

A ação tinha como objetivo promover a inclusão e a difusão de conhecimento sobre preservação da natureza, por meio de passeio que percorreu as trilhas do parque e os espaços de convivência.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola Alberto Santos, Francilane Góes, conhecer o Bioparque foi uma atividade pedagógica muito importante, pois promoveu a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, deficiências auditivas e visuais. Toda a ação foi planejada para comemorar o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, que ocorreu no dia 3 de dezembro.

‘’Fomos bem recebidos. Os estudantes ficaram maravilhados. O passeio trouxe muito conhecimento, agregando desenvolvimento intelectual, emocional, moral na construção e fortalecimento de laços, bem como o respeito à natureza e biodiversidade’’, destaca a coordenadora.

O parque é um espaço social que costuma receber instituições educacionais e sociais para visitas guiadas, como explica o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

“As visitas monitoradas oferecem roteiros distintos, adequados à faixa etária e necessidades dos alunos. No parque temos o Jardim Sensorial, que é um espaço acessível para pessoas com dificuldade de locomoção. Além das pranchas de comunicação aumentativa e alternativa, que são um instrumento de inclusão, instaladas nas proximidades do espaço de recreação e na via principal’’, detalha o diretor.

Saiba como agendar visitas guiadas
As visitas guiadas apresentam noções de educação ambiental, uma das vertentes trabalhadas no parque. O aprendizado é disseminado pelos guardas-parques e atende principalmente ao público infantil, de instituições de ensino públicas e privadas. O trabalho é destinado também a projetos sociais.

Para solicitar, as escolas precisam enviar um ofício à gerência do parque, pelo menos uma semana antes da data desejada, no e-mail bioparque@macapa.ap.gov.br. No documento deve conter o nome da instituição e a quantidade de alunos que irão participar da excursão, bem como o nome dos professores responsáveis. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (96) 99970-2084.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. O local possui 107 hectares de florestas dentro da área urbana e fica a 15 minutos do centro de Macapá, com acesso pela Rodovia Juscelino Kubitschek. Os visitantes podem participar de atividades voltadas para contemplação da natureza e prática de esportes de aventura, como arborismo, ciclismo e tirolesa.