Alunos de escolas municipais recebem orientações para combate ao mosquito Aedes

As secretarias municipais de Saúde e Educação deram início a mais um ciclo de atividades em escolas da rede municipal de Macapá, nesta segunda-feira, 25. Os alunos da Escola Municipal Fortaleza, no Igarapé da Fortaleza, receberam os profissionais da Vigilância Ambiental para as orientações de como evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, zica e febre chikungunya.

Atentos, os pequenos aprenderam quais os criadouros preferenciais do mosquito e como eliminá-los. “Com uma linguagem simples e lúdica, conseguimos sensibilizar as crianças sobre a importância de eliminar a água parada para proteger a população das doenças transmitidas pelo Aedes”, explicou Alcimaia Martins, chefe do setor de Educação em Saúde.

 

Além disso, profissionais e alunos ficaram com a tarefa de desenvolver ações práticas, como a verificação do ambiente escolar para eliminar potenciais criadouros do inseto, mantendo o espaço preparado para o período de férias. “A intenção é evitar que as águas da chuva fiquem acumuladas durante o recesso. Enfrentar o Aedes é uma tarefa contínua e coletiva. A colaboração dessas crianças nessa missão serve de exemplo para que todos sejamos multiplicadores de conhecimento para nossos familiares e amigos”, afirmou Martins.

 

Recipientes como pneus, potes descartáveis, garrafas, copos plásticos e pratos de planta são geralmente escolhidos pelo Aedes para depositar seus ovos, que são resistentes a locais secos e podem se manter intactos por vários meses, eclodindo quando entram em contato com a água e tornando-se larvas. “Como os ovos não são visíveis a olho nu, a melhor forma de se prevenir é descartar corretamente qualquer recipiente desse tipo. Cerca de 57,1% dos criadouros estão no interior das residências e, por isso, a contribuição da população é fundamental”, complementou o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

 

Até dezembro, mais sete escolas receberão essas atividades, com o seguinte cronograma:

 

26/11 – 9h às 12h

EMEF Caetano Thomaz (Travessa do Matadouro, 172 – Fazendinha)

 

27/11 – 9h às 12h

EMEF Cacilda Vasconcelos (Rodovia Salvador Diniz, nº 192, Fazendinha

 

02/12 – 9h às 12h

EMEF Marinete Silva Mira (Rua Inspetor Antônio Oliveira, 1885 – Zerão)

 

03/12 – 9h às 12h

EMEF Ana Maria da Silva Ramos (Av. Inspetor Aimoré, 480 – Zerão)

 

04/12 – 9h às 12h

EMEF Raimundo de Oliveira Alencar (Rua Vinte e Nove de Julho, 155 – Novo Buritizal)

 

05/12 – 9h às 12h

EMEF Raimunda Guedes (Av. 7, 194 – Marabaixo)

 

06/12 – 9h às 12h

EMEF Luzia Costa da Silva (Rua São Francisco De Assis, 1430 – Coração)

 

11/12 – 9h às 12h

EMEF Luzia Costa da Silva (Rua São Francisco De Assis, 1430 – Coração)

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa