Alunos de escola rural tem aula prática sobre sustentabilidade no Bioparque de Macapá

Mais de 40 estudantes, da instituição de ensino Raimundo Monteiro Baia, participaram do passeio pedagógico.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicacao Social

Aula prática no Bioparque da Amazônia | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Os alunos da escola rural Raimundo Monteiro Baia viveram uma verdadeira aventura no Bioparque da Amazônia, nesta sexta-feira (22). Mais de 40 estudantes da comunidade Anauerapucu, no município de Santana, acordaram cedo para realizar uma visita guiada à unidade.

Pela primeira vez no Bioparque, os alunos das turmas do segundo, terceiro e quarto ano da escola rural, acompanharam animados as explicações dos guardas-parques durante a visita guiada na unidade.

A experiência fora do ambiente escolar é fundamental para os estudantes, não somente no campo educacional, mas também social, explica a diretora Jaqueline Machado.

‘’Fizemos uma colônia de férias na escola, para tentar recuperar os alunos que estavam com dificuldades. A visita vem como premiação porque alcançamos nosso objetivo. Além disso, as crianças ainda não tinham vindo ao parque, porque somos da comunidade distante, de Anauerapucu, fica mais difícil o acesso’’, destaca.

A diretora Jaqueline Machado e os alunos da escola rural Raimundo Monteiro Baia | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A coordenadora pedagógica Liliane Pelaes foi acompanhada das duas filhas, Maria Flor e Gabriele Pelaes, de 4 e 10 anos. Conforme a professora, o passeio acaba sendo uma motivação para as crianças, que aprendem se divertindo.

‘’Trazer as crianças aqui no Bioparque é uma forma diferente de aprender. Nosso público da escola mora em zona rural, já tem contato com a natureza. Mas, hoje foi um momento de ápice da felicidade, pela experiência, pois muitos nunca nem tinham saído da localidade’’, conta.

O momento de educação e lazer incentiva a educação ambiental, conexão com o meio ambiente e noções de sustentabilidade, explica o diretor-presidente do Bioparque, Ezequias Ferreira.

‘’As visitas guiadas são uma atração gratuita que mostra o parque de forma diferente. Nossa intenção é sensibilizar e estimular a educação ambiental, no sentido de contribuir na formação de pequenos protagonistas da conversação’’, destaca.  

Visitas guiadas
A atração é gratuita e destinada principalmente às excursões escolares de instituições públicas e privadas, mas também costuma atender integrantes de igrejas, ONGs, centros de assistência e projetos sociais.

Os roteiros são adequados à faixa etária dos visitantes. No caso das excursões escolares, podem abordar questões relacionadas à fauna, conservação, botânica e à interferência do homem na natureza.

Para solicitar, as instituições precisam enviar um ofício à gerência do parque, pelo menos uma semana antes da data desejada, por meio do e-mail bioparque@macapa.ap.gov.br. No documento, deve conter o nome da instituição e a quantidade das pessoas que irão participar da excursão, bem como o nome dos responsáveis. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (96) 99970-2084.