Aluna ganha concurso de desenho da CGU e Escola Odete Lopes conquista 2º lugar em premiação do MPE

O Teatro das Bacabeiras recebeu na quinta-feira, 6, a culminância do projeto de prevenção à corrupção do Ministério Público do Estado (MPE), que contou com a participação de três escolas municipais de Macapá. Os alunos do 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizaram a produção de vídeos tratando do tema corrupção. A Escola Odete Lopes ficou em segundo lugar, sendo premiada com um celular e R$ 2 mil.

A finalidade do projeto é observar e pontuar todas as problemáticas ocasionadas pela prática de corrupção, principalmente com os atos mais singelos e que, muitas vezes, não são vistos como corrupção. O vídeo, de seis minutos, produzido com a colaboração do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e alunos e professores da Escola Odete Lopes, chama-se Das pequenas às grandes corrupções, e contou com a participação de todos na encenação que abordou a temática de maneira descontraída, mas sem retirar a seriedade do que se trata a corrupção. 

 

Os alunos puderam trabalhar a cidadania, ética e a honestidade por meio das atividades, além, é claro, de terem a oportunidade de ter acesso à produção audiovisual. As escolas José Leoves e Roraima também participaram da premiação, mas, infelizmente, não conseguiram ganhar. Contudo, as crianças não ficaram tristes e já se preparam para o próximo concurso. “Ano que vem, participaremos novamente e levaremos o primeiro lugar”, contou Adriele Antunes, aluna do 5º ano.

 

Outra premiação que também aconteceu na cerimônia foi a da aluna Maria Júlia Marques Monteiro, do 5º ano da Escola Municipal Recanto da Amizade. Maria ganhou na categoria melhor desenho dos anos iniciais do ensino fundamental, junto com sua professora e orientadora, Arlenice Barros. Ambas receberam os parabéns e a premiação pela equipe da Controladoria-Geral da União (CGU). Esta é a 10º edição do concurso de Desenho e Redação promovido pelo órgão em todo Brasil. Este ano, o tema foi Ser Honesto é Legal. Maria Júlia foi a única vencedora do estado do Amapá.

 

Com alunos mais do que premiados, a secretária municipal de Educação, Sandra Casimiro, prestigiou a cerimônia com orgulho dos talentos presentes na rede de educação de Macapá. “É muito prazeroso vermos nossos alunos indo longe e conquistando prêmios importantes para a valorização deles como estudantes, e todos estão de parabéns por participarem, realizarem as atividades e produzirem materiais com tanta qualidade”, destacou. 

 

Assessoria de Comunicação/Semed