Professores da educação especial e estudantes participaram do I Ciclo de Estudos sobre Altas Habilidades/Superdotação e Autismo Infantil, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A capacitação aconteceu no auditório do Centro Cultural Franco Amapaense e reuniu aproximadamente 100 professores durante dois dias de palestras.
O ciclo de estudos teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos professores para que possam melhor trabalhar o desempenho dessas crianças em sala de aula. O chefe da Divisão de Educação Especial da Semed, Marlon Pastana, explicou que nos últimos anos, principalmente neste início de 2019, a demanda na rede municipal de ensino para a educação especial tem aumentado muito.
“Estamos implantando o atendimento a essas crianças com altas habilidades/superdotação e com autismo. Por isso, identificamos a necessidade de capacitar ainda mais nossos profissionais. Muitos deles já têm conhecimento sobre o assunto, conhecem as características dessas crianças, mas, às vezes, podem sentir algumas dificuldades de como trabalhar com elas. Estamos realizando o curso, para que, além de conhecer novas práticas de como trabalhar com essas crianças, possam saber como identificá-las na escola e em sala de aula, para possível encaminhamento e melhor atendimento”, reforçou Marlon.
Em Macapá, todas as escolas já fazem o atendimento à educação especial, tanto do ensino fundamental, infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Até 2018, segundo dados da Divisão de Educação Especial, 699 crianças já eram atendidas pela educação especial do Município. “Essa capacitação é muito importante, porque os professores têm que estar em constante busca de conhecimento. Neste ano, na escola em que eu trabalho, temos matriculado dois alunos com autismo. E esse conhecimento a mais nos ajudará a realizar um trabalho com mais eficácia”, disse a professora Jacira Guerreiro.
Karla Marques
Assessora de comunicação/Semed