Adolescentes do serviço de convivência do Cras Alegria visitam Universidade Federal do Amapá 

Proposta busca incentivar esses jovens a aprendizagem como estratégia para alcançar o mercado profissional

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Cras Alegria leva adolescentes para conhecer Universidade I Foto: PMM

Com o intuito de impulsionar o interesse pelos estudos acadêmicos e incentivar os primeiros passos para o mundo da inserção no trabalho, o Centro de Referência de Assistência (Social) Cras Alegria lançou uma oficina para jovens e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. A iniciativa acontece em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). 

Durante a oficina um grupo de 15 adolescentes acompanhados de uma equipe técnica do Cras visitaram o ambiente acadêmico da Universidade. A proposta busca incentivar esses jovens a aprendizagem como estratégia para alcançar o mercado profissional. 

O estudante do ensino médio, Jheck da Silva Freitas, de 17 anos, sonha em estudar na universidade. O jovem está prestes a prestar vestibular e ir para o mundo acadêmico. “Meu sonho é ser arquiteto ou engenheiro civil. Achei muito legal o Cras ter nos trazido aqui, muitas vezes a gente não tem a oportunidade de conhecer a universidade, mas o Cras enxergou a gente e viu que tínhamos a oportunidade de crescer na vida e ser representantes no futuro”, declarou o estudante. 

O passeio foi bastante produtivo e os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os cursos, projetos e laboratórios, afirmou o sociólogo do Cras, José Gemaque. 

“A princípio iniciamos essa parceria com o curso de fisioterapia da universidade trabalhando com o grupo da melhor idade do Cras e agora estamos com os adolescentes. A visita foi muito produtiva, é uma oportunidade de proporcionar aos jovens essa visão de futuro, o que é a universidade, o que ela possibilita e acesso deles para entrar na vida acadêmica e transformar a sua realidade por meio da educação”, pontuou o sociólogo. 

O grupo foi recebido pelo curso de fisioterapia, na ocasião os adolescentes percorreram os espaços da universidade conhecendo a rotina do ambiente acadêmico. 

O secretário municipal de Assistência Social em exercício, Nildo Nunes, ressaltou que a educação é o único caminho para o desenvolvimento e aprendizado, complementou dizendo que, “a equipe de profissionais do Cras trabalha com afinco as políticas públicas destinadas para seu público-alvo gerando resultados positivos e transformando vidas”, pontuou o gestor. 

O Cras Alegria trabalha com atendimento voltado para crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Projetos, palestras, oficinas, cursos, encaminhamentos, dentre outros serviços, são ofertados para às famílias cadastradas e assistidas pelo equipamento. 

Serviço 

Conheça a área de abrangência do Cras Alegria. 

Localizado na Zona Sul de Macapá, o endereço do Cras Alegria é Rua Exército da Redenção S/N. Dentro do Complexo Macapá Criança. Bairro Pedrinhas (em frente ao terminal de ônibus das Pedrinhas). 

Área de abrangência compreende os seguintes bairros, Zerão; Pedrinhas; Universidade; Conjunto da Embrapa; Muca; Jardim Marco Zero; Jardim Equatorial; Araxá e Aturiá.