Ação de saúde para mulheres é desenvolvida em bairro da zona norte

Na manhã desta sexta-feira, 22, a UBS Álvaro Corrêa, em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) da zona norte, preparou para o público feminino uma ação voltada para a saúde preventiva da mulher. A atividade, alusiva ao Mês da Mulher, aconteceu na Igreja Sagrada Família, localizada no bairro Renascer II.

Foram oferecidas consulta médica, exames de PCCU, teste rápido, atendimento jurídico, psicológico e em assistência social, e maquiagem. “Frequentemente, usamos o espaço da igreja para fazermos as ações com a comunidade. Como ainda estamos no Mês da Mulher, decidimos que, desta vez, nossos serviços seriam voltados para a saúde preventiva do público feminino”, disse a enfermeira Cristiane Galvão, responsável pela Equipe Saúde da Família que cobre a área. 

 

Além dos serviços de saúde, o Cram fez a apresentação do aplicativo SOS Mulher, ferramenta criada para auxiliar mulheres em situação de violência ou risco, como parte das políticas públicas de proteção e de combate à violência contra a mulher. “Esse é o tipo de atividade que resgata nossa autoestima, e mostra que não estamos sozinhas, que tem uma rede de pessoas que se importam com a nossa saúde e segurança”, comentou a auxiliar de cozinha Edna Barbosa. 

 

A atividade, que contou com a participação de mais de 50 mulheres, faz parte de uma extensa programação que a Prefeitura de Macapá vem desenvolvendo, durante o mês de março, para promover a saúde física e mental das usuárias.  

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa