‘A feira vem para agregar mais valor ao nosso trabalho’, destaca pequeno produtor sobre a Feira Agricultura e Arte

Feira ocorreu no sábado, 3, com vendas de produtos alimentícios e artesanais produzidos em Macapá

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Agricultura


A quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Trem, amanheceu bastante movimentada na manhã do sábado (7), devido a 19ª edição da Feira Agricultura e Arte, promovida pela Prefeitura de Macapá no primeiro sábado de cada mês. O evento reuniu aproximadamente 50 produtores locais que puderam comercializar seus produtos alimentícios e artesanais das 8h às 14h do dia.

Sebastião Oliveira, de 57 anos, é um dos produtores do Ramal do Mini Polo Fazendinha que participa das edições da feira. Há mais de 30 anos ele trabalha com agricultura familiar e destaca  que o evento contribui para a divulgação do seu trabalho. 

“A feira vem para agregar mais valor ao nosso trabalho. Quem não consegue frequentar a feira durante a semana pode vir no sábado conhecer nossos produtos. Assim, nós conquistamos mais clientes e impulsionamos nossa venda”, explicou  o produtor. 

Quem aproveitou para ir às compras pôde conferir uma variedade de alimentos naturais produzidos na região. Muitas frutas, verduras frescas, comidas típicas, plantas medicinais e ornamentais, itens de artesanato, queijos, ovos, farinha e peixes das espécies tambaqui e Pirapitinga estavam à disposição do freguês.

A professora de Educação Física, Adriana Nery, diz que fazer feira é sempre uma boa programação, pois os produtos vendidos são de qualidade, mais saudáveis e os preços mais acessíveis. 

“A qualidade dos produtos vendidos aqui na feira é excelente. Posso consumir um alimento mais natural e saudável”, destacou Adriana. 

Esta é a primeira feira do ano de 2023 e de acordo com Eduardo Fleury, titular da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), o intuito é estimular as atividades desenvolvidas pela agricultura familiar do município e incentivar o consumo dos alimentos cultivados pelos pequenos produtores.

“Iniciamos o ano com a nossa tradicional feira, pois sabemos a importância dela para a renda familiar desses pequenos produtores. Nosso intuito é continuar incentivando o consumo de alimentos produzidos no nosso município para gerar renda e movimentar a economia de Macapá”, ressaltou  o secretário.

Outro destaque presente na feira são os itens de artesanato. Do Maruanum, a artesã Marciana Nonato, de 82 anos, é uma das artesãs que dão forma às panelas e louças de barro, extraído da localidade. Ela trabalha a vida toda como louceira, arte passada de geração a geração. Cada peça é única e também e os trabalhos estão em todas as edições da feira. Marciana fala da oportunidade de mostrar as obras feitas à mão.

“Trouxe louças de barro feitas por mim e pela minha sobrinha. Aqui na feira nós conseguimos vender e divulgar mais o nosso trabalho”, destacou a artesã.

O evento também ofereceu ao público a vacinação contra a Covid-19 e outras doenças. No ponto de vacinação itinerante foram disponibilizadas as seguintes vacinas: Pfizer, Pfizer baby para o público adulto e infantil em combate a Covid-19. Também foram ofertadas vacinas de rotina para tríplice viral, entre outras.