Veja como ficará o trânsito em Macapá após a passagem do bloco ‘A Banda’

As ações iniciam às 9h de domingo (31), com a interdição das vias do circuito e posicionamento dos guardas em pontos da capital.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Multiprofissionais de segurança atuarão durante o bloco A Banda | Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá montou um esquema de segurança e organização para o bloco “A Banda”, que encerra a programação de verão do Município neste domingo (31). Entre as medidas, está a limpeza e liberação do trânsito nas vias que integram o circuito assim que o cortejo carnavalesco passar.

A operação conta com agentes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e da Guarda Civil Municipal (GCMM), que atuarão na contenção do fluxo de veículos, sinalização e interdição das vias e policiamento em pontos de maior concentração. O trabalho inicia às 9h do domingo, para que às 12h, todos os perímetros estejam interditados adequadamente.

“É importante esclarecer para a população que no decorrer do trajeto, por onde as pessoas passarem, a Prefeitura vai estar realizando os trabalhos de limpeza e liberação das vias para garantir o direito de ir e vir da população”, diz o gestor.

Durante a realização do evento, os órgãos de segurança estadual e municipal contarão com dois ônibus de videomonitoramento, um da Guarda Civil e outro da Polícia Militar. A operação de segurança integrada contará com cerca de 960 multiprofissionais no percurso de 5,3 quilômetros e também no período da dispersão do público. Além disso, o esquema de segurança terá o suporte de uso de drones, helicóptero, viaturas e ambulâncias.

Bloco ‘A Banda’ no Macapá Verão 2022 estima cerca de 180 mil foliões; veja esquema de segurança

“A Guarda Civil estará com um efetivo grande, garantindo que os brincantes participem com tranquilidade. Estaremos realizando um policiamento preventivo e ostensivo entre as pessoas, no meio do percurso. Isso ajuda a inibir possíveis desrespeitos, assaltos e violência”, afirma a comandante-geral da Guarda Civil, Joeva Reis.

Além da CTMac, GCMM e PM, o trabalho de segurança também terá a participação da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Grupo Tático Aéreo (GTA), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran).

A previsão da organização é que o bloco saia pelas ruas a partir das 14h. O percurso vai da Praça Veiga Cabral até a Praça Barão do Rio Branco.

Veja o percurso do bloco A Banda:
Concentração: Avenida Ernestino Borges
Saída: Praça Veiga Cabral
Percurso:
-Rua Cândido Mendes;
-Avenida Henrique Galúcio;
-Rua Tiradentes;
-Av. Feliciano Coelho;
-Rua Leopoldo Machado;
-Av. Ernestino Borges;
-Rua São José;
Chegada: Praça Barão do Rio Branco.