Bloco ‘A Banda’ no Macapá Verão 2022 estima cerca de 180 mil foliões; veja esquema de segurança

Ação conjunta entre a Prefeitura de Macapá e Governo do Estado foi apresentada nesta terça-feira (26).

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bloco ”A Banda” encerra a programação do Macapá Verão 2022  | Foto: Arquivo/PMM

Cerca de 180 mil foliões são esperados durante a passagem do tradicional bloco de rua “A Banda”, no encerramento da programação do Macapá Verão 2022, no domingo, dia 31 de julho. Em ação conjunta, a Prefeitura de Macapá e o Governo do Amapá apresentaram nesta terça-feira (26) a estratégia de segurança pública para o cortejo. A iniciativa vem para garantir a proteção e amparo a todos os brincantes.

“Após dois anos sem atividade, devido a fase grave da pandemia da Covid-19, A Banda retorna para encerrar a programação do Macapá Verão. Chegamos a este momento e o Município e o Governo atuarão com uma força tarefa de serviços. Queremos que aconteça da melhor forma possível para fomentar os segmentos culturais, a economia com o comércio local e a regionalização do turismo”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Olavo Almeida.

A operação de segurança integrada contará com cerca de 960 multiprofissionais no percurso de 5,3 quilômetros e também no período da dispersão do público. Eles serão responsáveis pelos serviços de assistência em saúde e esquema de policiamento, com os grupamentos militar, civil, científico, penal, de trânsito e Corpo de Bombeiros. A programação prevê concentração dos foliões a partir das 14h, com término do evento às 20h.

Além disso, 53 viaturas serão usadas no evento, que também contará com tendas de atendimento em pontos específicos, cinco ambulâncias e um helicóptero do Grupo Tático Aéreo. Uma das novidades para este ano é o monitoramento por drones, que fará o acompanhamento em tempo real do percurso do bloco.

‘’Prefeitura e Governo estão integrados com o objetivo de levar segurança de qualidade e com muita tecnologia para o evento. Queremos que a população amapaense fique tranquila. Para isso, em todos os lugares teremos suporte, que será feito com mais 960 profissionais, além do patrulhamento ostensivo por drone que fará o acompanhamento ao vivo’’, pontua o secretário de estado da Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza.

De acordo com o governador do Amapá em exercício, desembargador Rommel Araújo, todas as obrigações legais do Estado para suporte à população estarão disponíveis, em uma grande ação de segurança.

“Estamos em um momento de retomada da esperança com a queda dos índices de fatalidades em decorrência do avanço da vacinação. Teremos o resgate dessa tradição tipicamente amapaense, que conta com famílias, com crianças e brincantes”, destaca.

Os pontos de atenção estarão na concentração na avenida Ernestino Borges; saída da Praça Veiga Cabral; Cândido Mendes com Henrique Galúcio; Henrique Galúcio com Tiradentes; Tiradentes com Feliciano Coelho; Feliciano Coelho com Leopoldo Machado; Leopoldo Machado com Ernestino Borges e dispersão na Praça do Barão do Rio Branco.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Andrey Rêgo, o fluxo de trânsito será organizado, tanto nos arredores quanto na dispersão do público, para desobstrução das vias após passagem do cortejo.

‘’Quando se trabalha com o percurso do bloco, existem pessoas que participam em movimento e outras que observam em determinado ponto. A função da CTMac é o ordenamento do fluxo e faremos isso com todas nossas viaturas e com o grupamento da Diretoria de Trânsito e Transporte. No momento que A Banda for passando, liberaremos gradativamente, com orientações para condutores e pedestres’’, detalha.

A Guarda Municipal prepara um esquema de apoio na operação e para monitorar toda a programação e garantir a segurança da população, o ônibus de videomonitoramento com oito câmeras ficará estacionamento em ponto estratégico da festa. Além disso, será vedada o uso e comercialização de bebidas em garrafas de vidro no percurso.

Trabalho da Guarda Civil Municipal terá o reforço da Unidade Móvel de Videomonitoramento | Foto: Arquivo/PMM

O Município também prevê a disponibilidade de 25 equipes móveis e seis pontos fixos de suporte para qualquer tipo de atendimento de saúde. Na quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará uma capacitação para os profissionais, que acontecerá no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

Nos preparativos para o evento, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana trabalha na limpeza e manutenção das vias, praças e logradouros que compõem o trajeto. Estão sendo executados, os serviços de capina, roçagem, raspagem, varrição, retirada de entulho, pintura de meio-fio e poda das árvores.

Prefeitura de Macapá iniciou a limpeza do percurso do bloco ”A Banda”

Fomento
No dia 21 de julho, a Prefeitura de Macapá fez o repasse de mais de R$ 131 mil para os representantes do bloco ”A Banda”. O recurso será direcionado para despesas como sonorização, cachês de artistas locais e nacionais, iluminação, confecções de materiais de consumo e logística para a realização do bloco. Além da estrutura, o valor auxiliará na reforma dos tradicionais bonecos gigantes, que fazem da animação da atração.

A Banda
“A Banda” é o maior bloco popular da Região Norte, que movimenta a cultura e o empreendedorismo. Este ano, o artista Durval Lélys estará em cima do trio elétrico animando os brincantes, cantando os maiores sucessos da carreira.

Criado há 57 anos, o evento acontece tradicionalmente na terça-feira de Carnaval, percorrendo as principais ruas da cidade. Este ano, o bloco permanece com o mesmo trajeto oficial do desfile, com concentração prevista para às 14h na sede do cortejo, localizada na Avenida Ernestino Borges, 257, bairro Laguinho.

O percurso sai da Praça Veiga Cabral na rua Cândido Mendes, segue na Henrique Galúcio, Tiradentes, Feliciano Coelho, Leopoldo Machado até a Ernestino Borges, com dispersão do público na Praça Barão do Rio Branco.

Para isso, a Prefeitura montou uma estratégia com envolvimentos de várias secretarias municipais, como as pastas de Participação e Mobilização Popular, Saúde, Obras, Meio Ambiente, Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Zeladoria Urbana, Iluminação Pública, Comunicação, Cultura, Turismo, Gabinete Civil, de Trânsito e Transporte, Guarda Civil Municipal e demais envolvidas na programação do Macapá Verão 2022.